Essa comunidade é o reduto das pessoas interessadas nessas duas especialidades da ciência criminal, que até então não tinham como discutir, trocar informações e novidades sobre a criminologia e psicologia forense.

Postagem em destaque

Serial Killers - Parte XI - Mitos Sobre Serial Killers Parte 6

#6: ELES SÃO TODOS BRANCOS Contrariando o mito popular, nem todos os serial killers são brancos. Serial killers existem em todos os gr...

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Caso da Semana: Ted Bundy (O Assassino de Colegiais)- Parte II

Semelhanças

As semelhanças com os assassinatos Estado de Washington chamaram a atenção da polícia local em Utah, que estava desesperadamente procurando o homem responsável pelos crimes terríveis . A cada assassinato, as provas foram lentamente colhidas. A polícia de Utah consultou investigadores do estado de Washington . Quase todos concordaram que era altamente provável que o mesmo homem que cometeu os crimes no estado de Washington, também foi responsável ​pelos assassinatos em Utah. Graças aos relatos de testemunhas oculares do homem visto perto das áreas onde muitas das mulheres tinham desaparecido, eles foram capazes de chegar a um composto de quem o assassino poderia ser - que se chamava "Ted ".

Quando um amigo próximo de Elizabeth Kendall leu sobre assassinato de Melissa Smith e viu o retrato falado do provável serial killer, ele sabia que Ted Bundy deveria ser o homem. Não era apenas a sua antipatia e desconfiança pelo namorado de Elizabeth que o levou a acreditar que Ted era o "homem ", mas também o fato de que ele se parecia muito com o retrato falado.
Retrato falado
No fundo, Elizabeth deve ter reconhecido que o seu amigo estava certo. Afinal, Ted lembrava o esboço, ele dirigia um VW semelhante ao observado por testemunhas e ela tinha visto muletas no quarto dele, embora ele nunca tenha machucado a perna. De acordo com o livro The Phantom Prince: My Life with Ted Bundy , que mais tarde foi escrito por Kendall, ela anonimamente ligou para o Departamento de Polícia de Seattle em agosto de 1974 e afirmou que o namorado dela " pode estar envolvido " nos casos de assassinatos recentes. Ela ligou novamente mais tarde e deu informações mais pertinentes que poderiam auxiliar os investigadores do caso. Ela também concordou em mandar fotos recentes de Ted, para mais tarde ser mostradas às testemunhas. No entanto, as testemunhas não fizeram uma identificação positiva depois de ver as fotos, e o relato de Elizabeth acabou sendo arquivado. Os investigadores que trabalharam no caso decidiram voltar sua atenção para os suspeitos mais prováveis ​​e Ted Bundy foi esquecido até alguns anos mais tarde.

O assassino continuou a iludindo os investigadores, assumindo que operando em diferentes estados a polícia não seria capaz de comparar os casos. Seu comportamento tornou-se cada vez mais ousado e arriscado quando ele se aproximava das mulheres. Aquelas que escaparam de seus avanços mais tarde iriam reconhecê-lo e fornecer à polícia informações valiosas.


Ataques de risco

Foi em 8 de novembro de 1974, quando os investigadores da polícia foram para obter a quebra no caso de que eles estavam esperando . Naquela sexta-feira à noite, um homem estranho, mas bonito em uma livraria em um shopping Utah se aproximou Carol Daronch de 18 anos. O estranho disse-lhe que tinha visto alguém tentando invadir seu carro e pediu-lhe para ir junto com ele para o estacionamento para ver se algo havia sido roubado.

Carol pensou que o homem deveria ser um guarda de segurança do shopping, porque ele parecia tão no controle da situação. Quando chegaram ao carro, ela verificou e informou ao homem que tudo estava lá. O homem, que se identificou como Oficial Roseland, não estava satisfeito e queria acompanhá-la para a sede da polícia. Ele queria que ela tentasse identificar o suposto criminoso e registrar um BO. Quando ele a levou a um fusca VW, ela suspeitou e pediu sua identificação. Ele rapidamente mostrou-lhe uma medalha de ouro, e em seguida, acompanhou-a para dentro do carro.

Carol DaRonch
Ele dirigiu rapidamente na direção oposta da delegacia, e após um curto período de tempo, de repente ele parou o carro. O medo tinha paralisado Carol Daronch. O "policial" de repente agarrou-a e tentou colocar algemas nela. Daronch gritou por sua vida. Quando ela gritou, o homem sacou uma arma e ameaçou matá-la se ela não parasse. Ele tinha um pé de cabra na mão e estava pronto para golpeá-la na cabeça. Aterrorizada, ela chutou seus órgãos genitais e conseguiu se libertar. Daronch correu para a rua e chamou a atenção de um casal que vinha. Eles pararam e Daronch freneticamente pulou em seu carro. Ela estava chorando histericamente e disse-lhes um homem havia tentado matá-la. Eles imediatamente a levaram para a polícia.

Soluçando, com as algemas ainda pendurada em seus pulsos, ela disse à polícia o que um de seus homens haviam feito. Mas não havia ninguém com o nome de Roseland que trabalhava lá. Imediatamente a polícia foi chamada para o local onde Daronch tinha lutado por sua vida apenas uma hora mais cedo, mas o louco foi muito longe. No entanto, a polícia foi capaz de obter uma descrição do homem e seu carro alguns dias mais tarde. A parte de fora do casaco da garota continha sangue; sangue era do tipo O, o mesmo de Ted Bundy.

Naquela mesma noite, a diretora de uma peça no Viewmont da High School foi abordada por um homem bonito que pediu sua ajuda para identificar um carro. No entanto, ela estava muito ocupada e recusou. Mais uma vez, mais tarde ele se aproximou dela e pediu sua ajuda, e novamente ela recusou. Algo parecia estranho, quase assustador sobre o homem, mas ela o ignorou e continuou com o trabalho na mão. Ficou perturbada ao ver o homem novamente no fundo do auditório e se perguntou o que era que ele realmente queria.


Um suspeito 

Em 16 de agosto de 1975, o sargento Bob Hayward estava patrulhando uma área do lado de fora de Salt Lake County, quando ele avistou um suspeito conduzindo um fusca VW . Ele conhecia bem o bairro e quase todos os moradores que viviam lá e ele não conseguia se lembrar de ver o fusca lá antes. Quando ele colocou suas luzes para ter uma visão melhor da placa do VW, o motorista desligou as luzes e começou a acelerar para longe . 

Imediatamente, o sargento Hayward começou a perseguir o veículo. O carro passou no sinal vermelho em dois faróis, encostando em um posto de gasolina nas proximidades. Hayward parou atrás do motorista imprudente e viu como o ocupante saiu de seu carro e se aproximou do carro da polícia. Hayward pediu ao jovem para o seu registo e licenciamento. Hayward notou que o banco do passageiro no carro de Bundy estava faltando. Desconfiados e com a permissão de Bundy , Hayward e outros dois policiais inspecionaram o carro. Os policiais encontraram um pé de cabra, máscara de esqui , corda, algemas , arame e um picador de gelo. Bundy foi imediatamente colocado sob detenção por suspeita de roubo. 




Logo após a prisão de Bundy , a polícia começou a encontrar conexões entre ele e o homem que atacou Carol Daronch . As algemas que foram encontradas no carro de Bundy eram da mesma marca que seu agressor havia usado, e o carro que ele dirigia era semelhante ao que ela havia descrito. Além disso, o pé de cabra encontrado no carro de Bundy também era semelhante à arma que tinha sido usada para ameaçar Carol anteriormente que Novembro. Eles também suspeitavam que Bundy foi o homem responsável pelo seqüestro de Melissa Smith, Laura Aime e Debby Kent. Haviam muitas semelhanças entre os casos para a polícia de ignorar. No entanto, eles sabiam que precisavam de muito mais evidências para apoiar o processo contra Bundy . 

Em 2 de outubro de 1975 Carol Daronch , juntamente com o diretor da peça Viewmont High School e um amigo de Debby Kent foram convidados para participar de um reconhecimento com sete suspeitos, um dos quais era Bundy , em uma delegacia de Utah. Os investigadores não ficaram surpresos quando Carol identificou Ted como o homem que a atacou. O diretor do jogo e amigo de Debby Kent também identificou Ted como o homem que tinha visto vagando no auditório da noite em que Debby Kent tinha desaparecido. Embora Ted alegava repetidamente sua inocência , a polícia tinha quase certeza de que eles tinham o seu homem. 


Investigação

Durante o outono de 1975, os investigadores da polícia se aproximaram de Elizabeth Kendall para obter qualquer informação que ela fosse capaz de dar sobre Ted. Eles acreditavam que Elizabeth poderia ser a chave para o paradeiro de Bundy , bem como dos seus hábitos e personalidade. O que os investigadores aprenderam, mais tarde iria ajudar na ligação de Ted Bundy às vítimas de assassinato.

No dia 16 de setembro de 1975, Elizabeth foi chamada para dentro do prédio de King County Police Maior Unidade de Crime no Estado de Washington e entrevistada pelos detetives Jerry Thompson, Dennis Couch e Ira Beal. Ela estava visivelmente estressada e nervosa, mas disposta a oferecer à polícia todas as informações necessárias para ajudar no caso. Quando questionada sobre Ted , ela afirmou que nas noites dos assassinatos , ela não poderia ser responsável por ele. Elizabeth também disse à polícia que ele costumava dormir durante o dia e sair à noite, exatamente para onde ela não sabia. Ela disse que seu interesse em sexo tinha diminuído durante o ano passado. Quando ele mostrou interesse, ele a pressionou em um cativeiro. Quando ela disse a Bundy que ela não queria mais participar de suas fantasias de bondage, ele ficou muito chateado com ela.

Em uma entrevista posterior com Elizabeth, investigadores descobriram que Ted tinha gesso para fazer moldes em seu quarto, e que ela tinha notado isso quando eles começaram a namorar. Ela também notou em uma ocasião posterior que em seu carro, Ted tinha um machado. Mas havia algo mais importante para o caso de que Elizabeth se lembraria. Ela lembrou que Ted havia visitado o Parque Lake Sammamish em julho, onde ele supostamente havia ido praticar esqui aquático. Uma semana depois de Ted ter ido lá, Janice Ott e Denise Naslund foram dadas como desaparecidas.

Depois de longas horas de entrevistas com Elizabeth, os investigadores decidiram mudar seu foco para a ex-namorada de Ted, na Califórnia. Quando a polícia entrou em contato com ela, ela contou-lhes como ele tinha abruptamente mudado com ela; foi de um namorado amoroso e carinhoso para cruel e insensível. Após o interrogatório, a polícia descobriu que a relação de Bundy com sua namorada na Califórnia tinha sobreposto com seu relacionamento com Elizabeth e nenhuma delas sabia da outra mulher. Ted parecia estar vivendo uma vida dupla, cheia de mentiras e traição. 

Outras investigações renderam mais evidências, que mais tarde iria ligá-lo as outras vítimas. Lynda Ann Healy estava ligada a Bundy através de um primo dele; mais testemunhas oculares iriam reconhecê-lo no dia em que ele foi ao parque de Lake Sammamish e no qual Ott e Naslund desapareceram; um velho amigo de Bundy disse que ele tinha visto meia-calça no porta-luvas de seu carro; além disso disse que de Ted passou muito tempo nas montanhas de Taylor onde os corpos das vítimas haviam sido encontradas. A credibilidade de Bundy foi ainda mais prejudicada quando a polícia descobriu que ele fez compra no cartão de crédito nas cidades onde algumas das vítimas tinham desaparecido. Além disso, um amigo tinha visto ele com o braço engessado, quando não havia registro dele ter um braço quebrado. As provas contra Ted Bundy estava aumentando , mas ele ainda continuou a alegar inocência.


As tribulações

Em 23 de fevereiro de 1976 Ted foi levado a julgamento pelo seqüestro de Carol Daronch. Bundy sentou-se de uma forma descontraída no tribunal, confiante de que ele seria considerado inocente das acusações contra ele. Ele acreditava que não havia provas concretas para condená-lo, mas ele não poderia estar mais enganado. Quando Carol Daronch prestou depoimento, ela contou de sua provação 16 meses antes. Quando questionada se seria capaz de reconhecer a pessoa que a atacou, ela começou a chorar enquanto apontava para o homem que chamava a si mesmo de "Oficial Roseland”. As pessoas na sala do tribunal voltaram sua atenção para Ted Bundy, que olhou para Daronch friamente quando ela apontou para ele. Mais tarde, no julgamento , Ted tinha dito que nunca tinha visto a moça , mas ele não tinha álibi para confirmar o seu paradeiro no dia do ataque.

Carol DaRonch testemunhando
O juiz passou o fim de semana a analisar o caso antes que proferisse a sentença. Dois dias depois, ele iria condenar Bundy como culpado além de qualquer dúvida razoável de sequestro com agravantes. Ted Bundy foi mais tarde condenado no dia 30 de junho, para de 1 a 15 anos de prisão, com possibilidade de liberdade condicional.

Ted Bundy na corte
Enquanto estava na prisão, Bundy foi submetido a uma avaliação psicológica que o tribunal havia solicitado anteriormente. No livro de Anne Rule The Stranger Beside Me, ela afirmou que os psicólogos descobriram Bundy não era " psicótico , neurótico , vítima de doença cerebral orgânica , alcoólatra, viciado em drogas , não sofria de um transtorno de caráter ou amnésia, e não era possuía desvio sexual . " Os psicólogos concluíram que ele tinha uma " forte dependência em mulheres , e deduziu que essa dependência era suspeita. " Após uma avaliação mais aprofundada , eles concluíram que Ted tinha um " medo de ser humilhado em suas relações com as mulheres. "

Enquanto Bundy permaneceu encarcerado na Prisão Estadual de Utah, os investigadores começaram a busca de provas que o ligavam aos assassinatos de Caryn Campbell e Melissa Smith. O que Bundy não sabia era que seus problemas legais em breve iriam aumentar. Detectives descobriram fios de cabelos no VW de Bundy que foram examinados pelo FBI e encontrados para ser caracteristicamente iguais a Campbell e os cabelos de Smith. Uma análise mais aprofundada dos restos mortais de Caryn Campbell mostrou que em seu crânio tinham impressões causadas por um instrumento contundente , e essas impressões combinavam com o pé de cabra que tinha sido descoberto no carro de Bundy um ano antes. A Polícia do Colorado apresentou acusações contra Bundy em 22 de outubro de 1976, pelo assassinato de Caryn Campbell.

Em abril de 1977, Ted foi transferido para Garfield County Jail em Colorado para aguardar julgamento pelo assassinato de Caryn Campbell. Durante a preparação do seu caso, Bundy ficou cada vez mais descontente com a sua representação. Ele acreditava que seu advogado era incapaz e, eventualmente, ele o demitiu. Bundy, com experiência em Direito, acreditava que poderia fazer um trabalho melhor e ele começou a assumir sua própria defesa no caso. Sentia-se confiante de que ele teria sucesso no julgamento marcado para 14 de novembro de 1977. Bundy tinha muito trabalho pela frente. Foi-lhe concedida permissão para sair dos limites da prisão na ocasião e utilizar a biblioteca tribunal em Aspen, para conduzir pesquisas. O que a polícia não sabia era que ele estava planejando uma fuga.


A Grande Fuga

No dia 7 de junho, durante uma de suas viagens para a biblioteca no tribunal, Bundy conseguiu pular de uma janela aberta, sofreu uma lesão no tornozelo durante a queda, e fugiu para a liberdade. Ele não estava usando grilhões ou algemas, então ele não se destacou entre os cidadãos comuns na cidade de Aspen. Foi uma fuga que tinha sido planejada por Ted por um tempo. A Polícia de Aspen foi rápida ao criar barreiras em torno da cidade. A polícia lançou uma busca maciça em terra, usando cães farejadores de rastreamento de perfume e 150 pesquisadores na esperança de apanhar Ted. No entanto, Ted foi capaz de escapar-lhes por dias.

Poster do FBI
Enquanto isso,Bundy conseguiu viver com a comida que ele roubou de cabanas locais e campistas próximos, às vezes dormindo lugares abandonados . No entanto, Bundy sabia que o que ele realmente precisava era de um carro, que seria o capacitaria mais a passar por barreiras policiais. Ele não conseguiria se esconder em Aspen para sempre. Ted acreditava que ele estava destinado a ser livre. De acordo com uma entrevista com Michaud e Aynesworth, ele sentiu como se fosse invencível e afirmou que " nada deu errado. Se algo deu errado, a próxima coisa que aconteceu foi tão boa que compensou. Foi ainda melhor " . Com certeza, Bundy encontrou o seu bilhete de saída da cidade quando ele descobriu um carro com as chaves deixadas nele. Mas  a sorte não duraria muito tempo. Ao tentar fugir de Aspen no veículo roubado, ele foi visto .

A partir de então, ele foi obrigado a usar algemas e grilhões durante a realização de suas pesquisas na biblioteca em Aspen. No entanto, Bundy não era o tipo de homem que gostava de ser amarrado .

Quase sete meses depois, Bundy novamente tentou uma fuga, mas desta vez ele foi mais bem sucedido. Em 30 de dezembro, ele se arrastou até o teto do Garfield County Jail e fez o seu caminho para outra parte do edifício. Ele conseguiu encontrar outra abertura no teto que levou para dentro do armário do apartamento de um carcereiro. Ele sentou-se e esperou até que ele tivesse certeza de que o apartamento estava vazio, então casualmente saiu pela porta da frente para a sua liberdade. Sua fuga seria desconhecida até a tarde seguinte, mais de 15 horas depois.

No momento em que a polícia soube de sua fuga, Bundy estava bem adiantado em seu caminho para Chicago. Chicago foi uma das poucas paradas que Bundy faria ao longo da rota para o seu destino final,  ensolarada Flórida. Em meados de janeiro de 1978 Ted Bundy, usando seu nome recém-adquirida Chris Hagen, se tinha estabelecido confortavelmente em um apartamento de um quarto em Tallahassee, Florida.

Ted Bundy gostava de sua nova liberdade em um lugar onde conheciam muito pouco ou nada sobre ele ou seu passado. Bundy foi estimulado pela inteligência e juventude e se sentiu confortável em seu novo ambiente próximo a Florida State University. Ele passou grande parte de seu tempo livre andando pelo campus da FSU, ocasionalmente mergulhando em classes despercebido e ouvindo palestras. Quando ele não estava vagando ao redor do campus, ele passava seu tempo em seu apartamento assistindo a televisão que ele tinha roubado. Roubo tornou-se uma segunda natureza para Bundy. Quase tudo em seu apartamento foi roubado. Até mesmo a comida que ele comeu foi comprado de cartões de crédito roubados. 

Foi durante essa fuga que Ted iniciou a chacina na casa da irmandade Chi Omega.

Poucos dias antes de Kimberly Leach desaparecer, um homem estranho em uma van branca se aproximou de uma menina de 14 anos de idade, enquanto esta esperava que seu irmão para buscá-la. O homem havia afirmado que ele era do corpo de bombeiros e perguntou se ela frequentava a escola nas proximidades. Ela achou estranho que um bombeiro de plantão estava vestindo calça xadrez e uma jaqueta azul-marinho. Ela começou a se sentir desconfortável. Ela tinha sido advertida em várias ocasiões por seu pai, que era o chefe de detetives do Departamento de Polícia de Jacksonville, para não falar com estranhos. Ela ficou aliviada quando seu irmão dirigiu -se. Suspeitando do homem, seu irmão ordenou a entrar no carro, eles então seguiram o homem e anotaram sua placa para dar-lhe a seu pai.



Após a audição do estrangeiro na van branca, o detetive James Parmenter tinha a placa em mãos. Ele descobriu que pertencia a um homem chamado Randall Ragen, e ele decidiu fazer-lhe uma visita. Ragen informou o detetive que sua placa tinha sido roubada e que já havia sido emitida uma nova. O detetive descobriu mais tarde que a van que seus filhos tinham visto também foi roubada e ele teve uma ideia de quem possa ter sido. Ele decidiu levar seus filhos para a delegacia de polícia para lhes mostrar uma pilha de fotos de criminosos, a foto de Bundy estava entre elas. Ele não tinha percebido o quão perto ele estava de perder sua própria filha. Ambos os filhos reconheceram o homem na van como Ted Bundy .



Mais uma vez, como aconteceu em Utah alguns anos antes, Bundy começou a fugir. De repente, Bundy foi perseguido e parou. O policial Lee ordenou-lhe que saísse de seu carro e disse para Bundy ficar com as mãos na frente. Para a surpresa de Lee,  Bundy se virou e começou a lutar como oficial. Bundy conseguiu lse libertar e correr. Assim que o fez, Lee disparou sua arma nele. Bundy caiu no chão, fingindo ter sido baleado. Como o oficial se aproximou dele que estava deitado no chão, ele foi novamente atacado por Bund . Contudo, o policial foi capaz de dominá-lo. Ele foi algemado e levado para a delegacia. Bundy, finalmente, tinha sido capturado .





Ao longo dos meses seguintes da prisão de Bundy, os investigadores foram capazes de compilar evidências críticas para serem usadas contra Bundy no caso Leach. A van branca que havia sido roubada por Bundy foi encontrada e eles tiveram três testemunhas que o viram dirigindo-o na tarde em que Kimberly tinha desaparecido. Exames periciais realizados na van renderam fibras do material que tinha vindo de roupas de Bundy.

Os testes também revelaram o tipo de sangue de Kimberly Leach no tapete, além de sêmen do tipo sangüíneo de Ted em sua cueca. Outra evidência foram as impressões do sapato de Ted no solo localizado ao lado do lugar onde Kimberly foi encontrada. A polícia sentiu-se confiante com a informação e em 31 de julho de 1978, Ted Bundy foi acusado de assassinato da menina. Logo depois, ele também seria acusado dos assassinatos do Chi Omega. De frente com a pena de morte, Ted viria a alegar em sua defesa que ele não era culpado dos assassinatos.


O Primeiro Julgamento
Reunião de Bundy em tribunal com advogados
Theodore Robert Bundy enfrentou duas tentativas de assassinato, tanto espaçadas dentro de três anos. Sua primeira data do julgamento foi fixada para 25 de Junho de 1979, em Miami, Florida. O processo judicial centrava nos ataques brutais contra as irmãs da fraternidade Omega Chi. O segundo julgamento foi em Janeiro de 1980, em Orlando, Flórida, onde Ted era para ser julgado pelo assassinato de Kimberly Leach. Ambos os julgamentos resultariam em resultados menos favoráveis para Ted, no entanto, seria o caso dos assassinatos de Chi Omega que selaria o seu destino para sempre.


Florida v Theodore Robert Bundy

A abertura do julgamento dos assassinatos de de Chi Omega despertou um interesse público imenso e um frenesi da mídia  Afinal, Ted tinha sido suspeito de pelo menos 36 assassinatos em quatro estados e seu nome provocou imagens de pesadelo para milhares, talvez até milhões ao redor do mundo. Ele foi considerado por muitos como a reencarnação do mal, um monstro, o diabo.

Durante julgamento dos assassinatos de Chi Omega, Ted atuou como seu próprio advogado de defesa. Ele estava confiante em suas habilidades e acreditava que seria dado um julgamento justo a ele. O júri, composto principalmente de afro-americanos , viram como ele se defendeu contra as acusações de assassinato. Tornou-se claro, logo no início do julgamento que Ted estava lutando uma batalha perdida.

Havia dois eventos no julgamento que iria influenciar o júri contra Ted. O primeiro foi a testemunha que ela o tinha visto na noite do assassinato de Nita Neary  Ela apontou para Ted como o homem que tinha visto fugindo pelas escadas e saiu pela porta da Chi Omega House. O segundo evento que balançou o júri durante o julgamento foi o depoimento de odontologista Dr. Richard Souviron .

O Dr. Souviron descreveu as lesões de marca de mordida encontradas no corpo de Lisa Levy. Enquanto ele falava, foi mostrado ao júri fotografias de grande escala das marcas de mordida que tinham sido feitas na noite do assassinato. O médico destacou a singularidade dos recuos deixados para trás na vítima e comparou-os com imagens em grande escala deos dentes de Ted. Não havia dúvida de que Ted tinha feito as marcas de mordidas no corpo de Lisa Levy. As fotos seriam a maior prova da acusação que vinculavam Ted ao crime.

Dr. Souviron descreveu as lesões encontradas marca de mordida no corpo de Lisa Levy.
Em 23 de julho, Ted esperou em sua cela enquanto os jurados deliberaram sobre sua culpa ou inocência. Depois de quase sete horas, eles voltaram para a sala do tribunal com um veredicto. Sem mostrar emoção, Ted ouviu quando um dos jurados leu " culpado". Em todas as acusações de assassinato, Ted foi considerado culpado além de qualquer dúvida razoável.

No estado da Flórida, costuma-se ter um julgamento de condenação separado. A sentença de Ted teve lugar uma semana mais tarde, em 30 de julho. Durante a breve audiência, a mãe de Ted testemunhou em lágrimas implorando pela vida de seu filho. A Ted também foi dada a chance de enfrentar o tribunal e refutar a recomendação do Ministério Público para a pena de morte.

Ted reafirmou sua inocência, alegando que os meios de comunicação foram os responsáveis por sua suposta falsidade ideológica. Ele também sugeriu que todo o processo e veredicto foram nada menos do que uma farsa. Segundo Larsen, Ted disse ao tribunal silencioso que era " absurdo pedir misericórdia por algo que ele não fez ", mas ele " não iria partilhar o fardo da culpa. " Juiz Cowart, que presidiu ambos os julgamentos, proferiu o seu julgamento definitivo após a declaração de Ted. Ele afirmou a recomendação e impôs a pena de morte duas vezes pelo assassinato de Margaret Bowman e Lisa Levy. O método de execução que Ted enfrentou foi a cadeira elétrica .


O Julgamento Kimberly Leach

Depois de muitos atrasos, o julgamento de Leach começou em Orlando, Flórida, no tribunal de Orange County em 7 de janeiro de 1980. Desta vez, Ted decidiu não representar a si mesmo, e entregou a responsabilidade para os advogados de defesa Júlio Africano e Lynn Thompson . Sua estratégia era de se declarar inocente por razões de insanidade, um apelo que era arriscado, mas uma das poucas opções disponíveis abertas para a defesa =.

A alegação de insanidade não poderia ter sido difícil para as sete mulheres e os cinco homens júri de acreditar. Ao contrário das outras audiências, Ted tornou-se cada vez mais agitado durante todo o julgamento. Em um ponto ele mesmo perdeu o controle e se levantou gritando com uma testemunha com quem ele discordou. Michaud e Aynesworth afirmaram que Ted era incapaz de controlar a si mesmo. Nesse momento fachada de Ted de confiança estava começando a desaparecer, provavelmente porque ele percebeu que já havia perdido a guerra e esta batalha legal não faria muita diferença para determinar o seu destino.
A reação de Bundy ao veredicto

Não havia dúvida de que as perspectivas para Ted eram desoladoras. O Procurador do Estado Bob Dekle apresentou 65 testemunhas que tinham ligação direta ou indiretamente com Kimberly Leach no dia do seu desaparecimento. Uma das testemunhas tinha visto um homem parecido com Ted levando uma menina triste, que correspondia à descrição de Kimberly, em uma van branca na frente da escola da menina. No entanto, a equipe de defesa argumentou a legitimidade do testemunho, porque o homem foi incapaz de lembrar o dia exato que ele tinha visto o homem e a menina.

No entanto, Dekle continuou a pressionar no sentido de apresentar uma evidência ainda mais. A mais prejudicial foi a evidência da fibra, que ligava as roupas de Ted e da van que ele tinha conduzido nesse dia com a cena do crime. Além disso, fibras semelhantes às das roupas de Kimberly Leach foram encontradas na van e na roupa de Ted que ele supostamente teria usado no dia do crime. O Perito da acusação, que testemunhou sobre a análise de fibra, afirmou que acreditava que em algum momento Ted e Kimberly Leach tinha estado em contacto por volta da época de sua morte. Michaud e Aynesworth alegaram que o depoimento foi ", literalmente fatal " para o caso de Ted .

Exatamente um mês após o início do julgamento, o juiz Wallace Jopling pediu ao júri para deliberar . No dia 7 de fevereiro, após menos de sete horas de deliberação, o júri retornou com o veredicto : " culpado". O veredicto foi imediatamente seguido pelo júbilo da equipe de acusação e os seus apoiantes.

O dia 09 de fevereiro marcou o segundo aniversário da morte de Kimberly Leach. Esse também foi o dia em que o julgamento da condenação começou. Durante a fase de pena do julgamento, Ted chocou aqueles que estavam na sala de audiência, quando ele entrevistou a testemunha de defesa Carole Ann Boone. Durante o interrogatório de Carole, todos foram pegos de surpresa quando eles trocaram votos. De acordo com a lei da Flórida, a promessa verbal feita sob juramento foi suficiente para selar o acordo e os dois foram considerados oficialmente casados. Pouco tempo depois, o noivo foi condenado à morte na cadeira elétrica pela terceira vez em menos de um ano. Ele iria passar a lua de mel sozinho no corredor da morte em Raiford, Penitenciária do Estado da Flórida.


Apelações e Confissões

Ted se recusou a desistir e acreditava que ele ainda tinha uma chance de lutar para salvar sua própria vida. Em 1982, ele contou com a ajuda de um novo advogado e pediu a revisão do veredicto dos assassinatos de Chi Omega para o Supremo Tribunal da Flórida. No entanto, seu apelo foi finalmente negado.

Logo após a recusa do tribunal de uma nova audiência, Ted decidiu apelar do veredito do julgamento de Kimberly Leach . Em maio de 1985, o seu pedido foi novamente recusado. No entanto, ele continuou a manter a luta e em 1986, contratou um novo advogado para ajudá-lo a escapar da pena de morte.

A data de execução de Ted foi inicialmente marcada para 4 de Março de 1986. No entanto, a sua execução foi adiada, enquanto o seu novo advogado de defesa Polly Nelson, trabalhava em seus apelos por suas absolvições dos assassinato anteriores. Dois meses mais tarde, o recurso foi negado e outra sentença de morte foi emitida para Ted pelo Estado da Flórida. De acordo com o livro de Polly Nelson, "Defender o Diabo", o último apelo foi feito ao Supremo Tribunal dos EUA , que acabou negado reforçando a execução de Ted em 17 de janeiro de 1989.

Na décima primeira hora de Ted, ele decidiu confessar mais crimes ao investigador-chefe do Estado de Washington e da Procuradoria Geral da República para a divisão criminal, Dr. Bob Keppel . Ted tinha assistido temporariamente o Dr. Keppel em sua caça ao "assassino de Green River " do corredor da morte em meados de 1980 e ele confiava nele imensamente. Keppel foi se encontrar com Ted em uma sala de entrevista na prisão, armado apenas com um gravador. O que Keppel ouviu foi chocante.

Dr. Bob Keppel
Dr. Keppel soube que Ted manteve algumas das cabeças de suas vítimas em sua casa como troféus. No entanto, o que foi ainda mais surpreendente foi que Ted também estava envolvido em necrofilia com alguns dos restos de suas vítimas. Na verdade, Keppel depois afirmou em seu livro The Riverman: Ted Bundy e eu, Caçada ao Assassino de Green River que o comportamento de Ted poderia ser melhor descrito como" necrofilia compulsiva e de extrema perversão. "

Era uma compulsão que levou à morte de dezenas de mulheres, muitos que permaneceram desconhecidos para os investigadores. Regra e Keppel afirmou em seus livros que Ted era provavelmente responsável pela morte de pelo menos uma centena de mulheres, descontando a contagem oficial de 36 vítimas. Qualquer que seja a verdade, o fato é que ninguém nunca vai saber ao certo quantas vítimas na verdade Ted fez.

Finalmente, em 24 de janeiro de 1989 à 7 horas da manhã, as memórias das atrocidades de Ted seriam queimadas para sempre por correntes implacáveis ​​da cadeira elétrica. Fora dos muros da prisão estavam centenas de espectadores e dezenas de representantes da mídia que aguardavam a notícia da morte de Ted. Após o anúncio do porta-voz da prisão de que Ted estava oficialmente morto, sons de aplausos vieram da multidão eufórica e fogos de artifício iluminaram o céu . Pouco tempo depois, um carro fúnebre branco emergiu das portas da prisão com os restos de um dos mais notórios assassinos em série. Com o veículo indo para o crematório, a multidão alegremente aplaudiu o fim de um pesadelo vivo.

Ted um pouco antes da sua morte



O Assassinato de Kathy Devine

Em 6 de dezembro de 1973, um jovem casal se deparou com os restos mortais de uma menina de 15 anos de idade, em McKenny Park, Washington. Kathy Devine foi vista pela última vez por amigos em 25 de novembro de carona de Seattle a Oregon, tentando fugir de casa. Pouco tempo depois que ela começou sua jornada, ela morrer segundo os patologistas. Kathy Devine tinha sido estrangulada, sodomizada e sua garganta cortada.

Katherine Devine
Todo mundo acreditava que Kathy Devine foi uma das muitas vítimas de Ted Bundy. Demorou 28 anos e provas de DNA para descobrir a verdade.

Jim Carlile do The Olympian informou que o Xerife Capitão Dan Kimball nunca fecharia os arquivos sobre este caso antigo, mesmo que Ted Bundy fosse executado e não dissesse tudo o que ele sabia sobre a jovem que perdeu a vida em Thurston County, em 1973.

As roupas de Kathy foram mostradas em um programa de notícias  em Seattle e uma das irmãs de Kathy reconheceu um patch bordado na calça jeans mostrada como pertencente a uma vítima de assassinato.

Na época do assassinato, William E. Cosden Jr. estava morando na área e tinha sido visto na parada de caminhões onde trabalhou com sangue em suas roupas. Cosden havia saído em 1973 de um hospital psiquiátrico, onde foi confinado depois de 1967 pelo assassinato de uma mulher.

William E. Cosden Jr, 1975
Carlile citou relatórios da polícia em seu artigo:

"Testemunhas viram Cosden vir na noite do crime, com manchas em sua roupa. As testemunhas chamaram a polícia.

Depois de deixar a parada de caminhões, caminhão de Cosden pegou fogo e foi destruída a três quilômetros do caminhão parar.

Durante as entrevistas iniciais com a polícia, Cosden negou alguma vez ter visto Kathy Devine.

Em 1986, com base em informações de investigação adicional, um mandado de busca foi obtido por sangue, cabelo e saliva do Cosden. Naquela época, Cosden estava na prisão por estupro.

Em 2001, estas amostras de Cosden foram submetidas a testes de DNA. Era a evidência que ligava Cosden a Kathy Devine. Cosden, 55, admitiu ter feito sexo com Kathy, mas negou ter matado ela.

"DNA fechou o caso", disse o xerife Gary Edward. "Isso aconteceu como resultado da tecnologia e um monte de trabalho duro."

Cosden já está cumprindo uma sentença de 48 anos por estupro de primeiro grau. Não é provável que ele fique  livre novamente.


William Cosden, cumprindo pena de 48 anos
"Ela era linda por dentro e por fora, mas ela era uma adolescente problemática normal", disse Sally Ann Devine. "Eu não acho que ela tinha mais problemas do que qualquer outra pessoa da idade dela durante esse tempo. É bom saber que este caso foi finalmente resolvido. Estamos nos questionando por 28 anos. Ainda me sinto como se fosse um sonho e eu vou acordar e tudo vai acabar. "


Modus operandi e  Perfil das Vítimas

Bundy tinha um modus operandi bastante consistente. Ele se aproximava de uma vítima em potencial em um lugar público, mesmo à luz do dia ou no meio da multidão, como quando ele sequestrou Ott e Naslund no Lago Sammamish ou quando ele sequestrou Leach na sua escola. Bundy tinha várias maneiras de ganhar a confiança da vítima. Às vezes, ele fingia lesão, usando o braço em uma tipóia ou um gesso falso, como nos assassinatos de Hawkins, Rancourt, Ott, Naslund, e Cunningham. Em outros momentos, Bundy se passava por uma figura de autoridade; ele fingiu ser um policial quando se aproximou de  Carol Daronch. Um dia antes de matar Kimberly Leach, Bundy se aproximou de outra jovem fingindo ser "Richard Burton, do Corpo de Bombeiros", mas saiu às pressas depois que seu irmão mais velho chegou.

Bundy tinha uma vantagem notável; seus traços faciais eram atraentes, mas não especialmente memoráveis. Nos últimos anos, ele costumava ser descrito como camaleão, capaz de se tornar totalmente diferente, fazendo apenas pequenos ajustes na sua aparência, por exemplo, deixar a barba crescer ou mudar o seu penteado.

Todas as vítimas de Bundy eram mulheres brancas, e a maioria era de classe média. Quase todas estavam entre as idades de 15 e 25. Muitas eram estudantes universitárias. A maioria das vítimas de Bundy tinha cabelos lisos longos repartidos ao meio, exatamente como Stephanie Brooks, a mulher que Bundy namorou em 1973. Há especulações de que o ressentimento de Bundy com a sua primeira namorada foi um fator de motivação em sua série de assassinatos. No entanto, em uma entrevista de 1980, Bundy descartou essa hipótese: "[t] hey ... só se ajustam aos critérios gerais de ser jovem e atraente ... Muitas pessoas têm comprado essa porcaria que todas as meninas eram semelhantes - o cabelo sobre o mesma cor, repartido ao meio ... mas se você olhar para elas, quase tudo era diferente ... fisicamente, elas eram quase todas diferentes. "

Depois de atrair a vítima para o carro, Bundy as atingia na cabeça com um pé de cabra que colocava debaixo de seu Volkswagen ou escondia dentro dele. Cada crânio recuperado mostrou sinais de trauma contundente. Cada corpo recuperado, com exceto os de Leach, apresentava sinais de estrangulamento.

Muitas das vítimas de Bundy foram transportados a uma distância considerável de onde eles desapareceram, como no caso de Kathy Parks, a quem ele dirigiu mais de 260 quilômetros de Oregon a Washington. Bundy vezes quis beber álcool antes de encontrar uma vítima; Carol Daronch testemunhou cheiro de álcool em seu hálito.

Hagmaier afirmou que Bundy se considerava um assassino amador e impulsivo em seus primeiros anos, e em seguida, mudou-se para o que ele considerava ser seu "prime" ou fase de "predador". Bundy afirmou que esta fase começou por volta da hora do assassinato Lynda Healy, quando ele começou a procurar vítimas que exaltavam a sua habilidade como um assassino.

No corredor da morte, Bundy admitiu decapitar pelo menos uma dúzia de suas vítimas com uma serra. Ele manteve as cabeças decepadas mais tarde encontradas em Taylor Montanha (Rancourt, Parques Healy), em seu quarto ou apartamento por algum tempo antes de finalmente eliminá-las. Ele confessou que cremou cabeça de Donna Manson na lareira de sua namorada. Alguns dos crânios das vítimas de Bundy foram encontrados com os dentes da frente quebrados. Bundy também confessou visitar os corpos de suas vítimas uma vez ou outra no local de despejo dos corpos, no Taylor Mountain. Ele afirmou que ele ficava com os corpos durante horas, maquiava seus corpos e fazia sexo com os corpos em decomposição até que putrefação o forçasse a abandonar os restos mortais. Pouco antes de sua morte, Bundy admitiu voltar para o cadáver de Georgeann Hawkins para fins de necrofilia.

Bundy confessou manter outras lembranças de seus crimes. A polícia de Utah que pesquisou o apartamento de Bundy em 1975, apreendeu uma coleção de fotografias que Bundy tinha escondido na despensa, fotos que Bundy tentou destruir quando ele voltou para casa depois de ter sido libertado sob fiança. Sua namorada Elizabeth uma vez encontrou um saco em sua sala cheia de roupas femininas.

Quando Bundy foi confrontado por policiais que declararam acreditar que o número de vítimas assassinado era de 36, Bundy disse a eles que eles deveriam "acrescentar um dígito, e aí vai estar correto". Isso significa que Bundy pode ter matado mais de 100 mulheres. Falando com seu advogado Polly Nelson, em 1988, no entanto, descartou a especulação Bundy de 100 vítimas e disse que a estimativa mais comum de aproximadamente 35 vítimas era precisa.


Patologia 

Em dezembro de 1987, Bundy foi examinado por sete horas por Dorothy Otnow Lewis, professora da Universidade de Nova York Medical Center. Lewis diagnosticou Bundy como um maníaco depressivo cujos crimes ocorreram, geralmente, durante seus episódios depressivos. Para Lewis, Bundy descreveu sua infância, especialmente sua relação com seus avós maternos, Samuel e Eleanor Cowell.

De acordo com Bundy, seu avô Samuel Cowell era diácono na sua igreja. Junto com a descrição já estabelecida de seu avô como um valentão tirânico, Bundy descreveu-o como um fanático que odiava negros, italianos, católicos e judeus. Ele afirmou ainda que seu avô torturava animais, batendo no cão da família e balançando gatos da vizinhança por suas caudas. Ele também disse a Lewis como seu avô mantinha uma grande coleção de pornografia em sua estufa, onde, de acordo com parentes, Bundy e um primo se esgueiravam para olhá-lo por horas.

Os membros da família expressaram ceticismo sobre "Jack Worthington"; A história de Louise de parentesco de Bundy e observaram que Samuel Cowell uma vez explodiu em uma raiva violenta quando o assunto do pai do menino veio à tona. Bundy descreveu sua avó como uma mulher tímida e obediente, que esporadicamente era levada para o hospital para se submeter a um tratamento de choque para a depressão. Perto do fim de sua vida, Bundy disse que ela se tornou agorafóbica.

A irmão mais nova de Louise Bundy, Julia lembrou de um incidente perturbador com seu jovem sobrinho. Após deitar na casa dos Cowells 'para um cochilo, Julia acordou e se viu cercada por facas de cozinha. Aos três anos de idade, Ted estava de pé ao lado da cama, sorrindo para ela.

Bundy usava cartões de crédito roubados para comprar mais de 30 pares de meias durante a fuga, na Flórida; ele se descrevia como fetichista por pés.

Na entrevista a Dobson antes de sua execução, Bundy disse que a pornografia violenta desempenhou um papel importante em seus crimes sexuais. De acordo com Bundy, como um jovem rapaz que encontrou "fora de casa mais uma vez, no supermercado local, em uma loja local da droga, a pornografia lev que as pessoas chamavam de leve ... E de vez em quando que iria se deparar com livros pornográfico de natureza mais difícil .... "

Bundy disse: "Foi o que aconteceu, em etapas, gradualmente. Minha experiência com a pornografia em geral, mas foi pior com a pornografia que lida em um nível violento com a sexualidade, é quando você se tornar viciado nisso -. E eu olho para isso como uma espécie de vício, como outros tipos da dependência - eu continuava procurando pornografias mais explícitas , e tipos mais gráficos de material até chegar a um ponto em que a pornografia vai tão longe, que você começa a se perguntar como seria se você talvez fizesse aquele tipo de coisa,  o faz querer ir além do que apenas olhar ou ler sobre o assunto. "

Em uma carta escrita pouco antes de sua fuga da prisão Glenwood Springs, Bundy disse: "Eu conheço pessoas que irradiam ... vulnerabilidade. Suas expressões faciais dizem 'eu tenho medo de você." Essas pessoas são um convite ao abuso ... Por esperarem para serem feridas, elas sutilmente incentivam? "

Em uma entrevista de 1980, falando da justificação de um serial killer de suas ações, Bundy disse: "Então, o que é menos uma? O que é menos uma pessoa na face da Terra?" Quando detetives da Florida disseram para  Bundy para dizer-lhes onde havia deixado o corpo de Kimberly Leach para consolo de sua família, Bundy teria dito: "Mas eu sou o mais frio filho da puta que você já conheceu."





0 comentários:

Postar um comentário