Essa comunidade é o reduto das pessoas interessadas nessas duas especialidades da ciência criminal, que até então não tinham como discutir, trocar informações e novidades sobre a criminologia e psicologia forense.

Postagem em destaque

Serial Killers - Parte XI - Mitos Sobre Serial Killers Parte 6

#6: ELES SÃO TODOS BRANCOS Contrariando o mito popular, nem todos os serial killers são brancos. Serial killers existem em todos os gr...

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Introdução



Para começar nossa Jornada por esse tema que atrai alguns e provoca repulsa em outros vou começar com uma fábula:

Quem lembra da fábula do sapo e do escorpião?

O escorpião aproximou-se do sapo que estava à beira do rio. Como não sabia nadar, pediu uma carona para chegar à outra margem.
Desconfiado, o sapo respondeu: “Ora, escorpião, só se eu fosse tolo demais! Você é traiçoeiro, vai me picar, soltar o seu veneno e eu vou morrer.”
Mesmo assim o escorpião insistiu, com o argumento lógico de que se picasse o sapo ambos morreriam. Com promessas de que poderia ficar tranqüilo, o sapo cedeu, acomodou o escorpião em suas costas e começou a nadar.

Ao fim da travessia, o escorpião cravou o seu ferrão mortal no sapo e saltou ileso em terra firme.
Atingido pelo veneno e já começando a afundar, o sapo desesperado quis saber o porquê de tamanha crueldade. E o escorpião respondeu friamente:
-  Porque essa é a minha natureza!

Trata-se de uma história tipicamente, que ilustra exemplarmente a natureza das pessoas que serão analisadas e descritas, ao longo da matéria.
Quando pensamos em psicopatia, logo nos vem à mente um sujeito com cara de mau, truculento, de aparência descuidada, pinta de assassino e desvios comportamentais tão óbvios que poderíamos reconhecê-lo sem pestanejar. Isso é um grande equívoco!

Para os desavisados, reconhecê-los não é uma tarefa tão fácil quanto se imagina. Os psicopatas enganam e representam muitíssimo bem! Seus talentos teatrais e seu poder de convencimento são tão impressionantes que chegam a usar as pessoas com a única intenção de atingir seus sórdidos objetivos. Tudo isso sem qualquer aviso prévio, em grande estilo, doa a quem doer.
Mas quem são essas criaturas tão nocivas? São pessoas loucas ou perturbadas? O que fazem, o que sentem? Como e onde vivem? Todos são assassinos?

É isso o que vou tentar esclarecer através de alguns textos e/ou artigos durante algumas semanas... é um assunto complexo, com algumas divergências; e aconselho a lerem de mente aberta, sem levar tudo ao pé da letra até porque a Psicopatia é um tema que requer muito estudo, e ao meu ver ainda está evoluindo. Muitos artigos foram retirados de fontes confiáveis, alguns postados na íntegra e outros eu mesma escrevi baseada em alguns textos lidos...quem sabe um dia consiga escrever um artigo científico sobre o assunto? È o meu sonho, mas ainda falta muito...enquanto isso vou “treinando” minha escrita...rss

Espero que gostem!!
Beijoss Tamara....


quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Livros sobre o Assunto Psicopatia

Alguns livros que abordam o assunto! Em breve indicarei mais alguns.

    O Psicopata - Um Camaleão na Sociedade Atual - 1ª Edição

Autor- VICENTE GARRIDO

Assunto - Psicologia

Editora: PAULINAS - CATÁLOGO GERAL 

A obra do professor Vicente Garrido, traduzida por uma especialista brasileira, que a enriquece com um capítulo sobre a questão no Brasil, é um alerta para os condicionamentos biopsíquicos dos muitos comportamentos que causam dificuldades mais ou menos sérias às famílias e ao  convívio social em geral.



TÍTULO: MENTES PERIGOSAS: O PSICOPATA MORA AO LADO

IDIOMA: Português. 213 págs. 

ANO EDIÇÃO: 2008

AUTOR: Ana Beatriz Barbosa Silva 

Quando pensamos em psicopatia, logo nos vem à mente um sujeito com cara de mau, truculento, de aparência descuidada, pinta de assassino e desvios comportamentais tão óbvios que poderíamos reconhecê-lo sem pestanejar. Isso é um grande equívoco! Para os desavisados, reconhecê-los não é uma tarefa tão fácil quanto se imagina. Os psicopatas enganam e representam muitíssimo bem.

Mentes Perigosas discorre sobre pessoas frias, manipuladoras, transgressoras de regras sociais, sem consciência e desprovidas de sentimento de compaixão ou culpa. Esses "predadores sociais" com aparência humana estão por aí, misturados conosco, incógnitos, infiltrados em todos os setores sociais. São homens, mulheres, de qualquer raça, credo ou nível social. Trabalham, estudam, fazem carreiras, se casam, têm filhos, mas definitivamente não são como a maioria da população: aquelas a quem chamaríamos de "pessoas do bem".

Eles podem arruinar empresas e famílias, provocar intrigas, destruir sonhos, mas não matam. E, exatamente por isso, permanecem por muito tempo ou até uma vida inteira sem serem descobertos ou diagnosticados. Por serem charmosos, eloqüentes, "inteligentes" e sedutores costumam não levantar a menor suspeita de quem realmente são. Visam apenas o benefício próprio, almejam o poder e o status, engordam ilicitamente suas contas bancárias, são mentirosos contumazes, parasitas, chefes tiranos, pedófilos, líderes natos da maldade.

Em casos extremos, os psicopatas matam a sangue-frio, com requintes de crueldade, sem medo e sem arrependimento. Porém, o que a sociedade desconhece é que os psicopatas, em sua grande maioria, não são assassinos e vivem como se fossem pessoas comuns.

Psicopatia

Coleção: CLINICA PSICANALITICA
 
Editora: CASA DO PSICOLOGO
1ª Edição - 2000

Assunto: PSICOLOGIA

Sinopse

Começando por um inventário histórico do conceito de psicopatia na psiquiatria, bem como esclarecendo a complicada rede terminológica que o envolve, o autor passa em revista, de modo crítico, a literatura psicanalítica da chamada 'personalidade anti-social'. Em seguida, usa a própria experiência institucional com pacientes anti-sociais para tratar dos desafios que este quadro traz para a clínica psicanalítica. Aborda também os critérios diagnósticos deste tipo de patologia, aí incluindo o uso de testes projetivos como recurso auxiliar. Por fim, aborda a problemática jurídica e social que envolve o psicopata e seus atos.  

Enquanto a teoria não fica pronta, vou postar esses vídeos de uma entrevista com a Médica Psiquiatra e Escritora Ana Beatriz Barbosa Silva, no Programa Sem Censura. Só pra dar um gostinho ... ;)

Parte 1



Parte 2

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Agradecimentos e Desculpas!

Oii Pessoal, tudo bem?
Gostaria de agradecer à todos que estão acompanhando esse Blog, e à todos os elogios e sugestões q estou recebendo, vcs não sabem o quanto isso é importante pra mim! Fico feliz tb de saber q estou ajudando algumas pessoas que estão interessadas em seguir essa àrea.
Quero pedir infiniiiiitas desculpas, pela eterna demora...estava trabalhando, aí quase não entrava; depois fiquei sem computador e etc. Agora que estou mais livre, estou retomando minhas atividades virtuais...incluindo a Atualização do Blog, q estou providenciando! Portanto vou dedicar o Tema Psicopatia durante Agosto e Setembro ok?

Gostaria também de me desculpar com aqueles que me escreveram pedindo auxílio, e que ainda não receberam retorno....peço pra que insistam e que mandem novamente suas dúvidas e/ou pedidos para que possam finalmente serem atendidos. Hoje tirei o dia pra responder o máximo de e-mails que eu puder...ficar sem o computador me deu muitos prejuízos e espero em breve repará-los da melhor maneira possível.

Vou aproveitar  para divulgar novamente as comunidades q eu tenho no orkut:

Psicologia Forense e Criminal - http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=389122

Dr.H.H.Holmes- O 1° SK dos EUA - http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=96756054
E-mail para contato: tamara_arianne@hotmail.com

E novamento digo: Qualquer reclamação, sugestão ou até mesmo um elogio espero que fiquem à vontade para se manifestarem nos comentários desse blog.

Espero que gostem..até mais pessoal! =D