Essa comunidade é o reduto das pessoas interessadas nessas duas especialidades da ciência criminal, que até então não tinham como discutir, trocar informações e novidades sobre a criminologia e psicologia forense.

Postagem em destaque

Serial Killers - Parte XI - Mitos Sobre Serial Killers Parte 6

#6: ELES SÃO TODOS BRANCOS Contrariando o mito popular, nem todos os serial killers são brancos. Serial killers existem em todos os gr...

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

RECOMENDAÇÕES!

                           Seriado Criminal Minds

Apesar de ser uma série muito popular e de grande sucesso (rumo à 7° temporada), me espanta a quantidade de pessoas que ainda não conhecem ou ainda não assistiram; por isso resolvi recomendar aqui no Blog!

Sinopse: Quando não há outras pistas para um caso em série, o FBI logo pede ajuda para a Unidade de Análise Comportamental em Quântico. Enquanto detetives comuns estudam as evidências de um crime, a unidade analisa o comportamento do criminoso para chegar à uma lista de suspeitos. Eles investigam o crime de dentro para fora — sem examinar as evidências no laboratório; ao invés disso, eles estudam o comportamento dos criminosos nas cenas dos crimes ou onde eles vivem ou trabalham, para descobrirem o que eles pensam.Liderando a equipe está o agente especial Jason Gideon (Mandy Patinkin, “Dead Like Me”, “Chicago Hope”), o principal analista comportamental do FBI. Os experts do time de Gideon incluem o agente especial Dr. Spencer Reid (Matthew Gray Gubler), um típico gênio com um QI alto e pouca vida social; o agente especial Aaron Hotch (Thomas Gibson, “Dharma & Greg”), um homem de família capaz de ganhar a confiança das pessoas e descobrir seus segredos; o agente especial Derek Morgan (Shemar Moore, “Birds of Prey”), um especialistas em crimes obsessivos; e Elle Greenway (Lola Glaudini, “Família Soprano”), uma agente que é motivada pela agressão não-resolvida que ela sofreu há alguns anos.Cada membro da equipe une suas especialidades únicas enquanto eles apontam as motivações dos predadores e identificam seus gatilhos emocionais na tentativa de impedi-los.

Observações: Esse seriado não é apenas mais um entre os inúmeros seriados policiais que temos visto na TV; o criador do seriado (Mark Gordon) recebe consultoria dos profilers originais do FBI, então podemos dizer que 80% do seriado é baseado em casos verdadeiros. Esse seriado mostra como é o trabalho e o dia a dia daqueles que lidam com criminosos perigosos, bem como as consequências prejudiciais resultantes desse tipo de trabalho que erroneamente é visto por muitos com glamour e sem o senso de responsabilidade e de cautela que esse tipo de "serviço" exige.  Mostra também como a Psicologia é aplicada durante a elaboração dos perfis, bem como as técnicas de entrevistas utilizadas. Para todos aqueles que gostam e/ou sonham em trabalhar com a área criminal esse seriado é um "prato cheio", nos permite conhecer os lados positivos e negativos envolvidos na escolha desse tipo de profissão. Para quem não tem TV à cabo (canal AXN), é fácil encontrar opções de Download pela Internet afora. RECOMENDO!


Filme: O Colecionador de Ossos

The Bone Collector – EUA – 1999 – Direção: Phillip Noyce – Elenco: Denzel Washington , Angelina Jolie, Queen Latifah, Michael Rooker – Duração: 118 minutos – Gênero: Suspense

Lincoln Rhyme (Denzel Washington) é um importante policial perito em investigar cenas de crimes. Durante uma investigação uma viga cai sobre ele, o deixando tetraplégico. Quatro anos após o acidente, ele tem constantes ataques que podem o podem deixar em estado vegetativo. Diante desta situação, a idéia de suicídio aumenta a cada dia, para que ele possa realizar a sua transição final, assim chamada. Diante disto, Rhyme vai tentando chegar ao seu objetivo. Porém, ele acaba recebendo a visita de policiais que lhe mostram as pistas de um crime que está preocupando a polícia de Nova Iorque, supostamente um serial killer. Por ser o melhor da área, a casa de Rhyme acaba virando um laboratório de investigação, que conta com a presença de inúmeros investigadores, mas a presença principal é de Amelia Donaghy (Angelina Jolie),uma policial que depois de fazer a primeira checagem do crime, é solicitada por Rhyme para também participar das investigações. Rhyme, agora impossibilitado fisicamente, tem a mente de um perito enquanto Amelia se torna seus olhos nas cenas dos crimes, que vão aumentando a cada dia. Enquanto Rhyme tenta encontrar mais pistas, ele é barrado pelo incompetente Howard Cheney (Michael Rooker), o chefe de polícia que não vê com bons olhos a participação de Amelia no caso.


Livro: Roteiro de Psicopatologia Forense


Trata-se de obra que tem por objetivo proporcionar ao profissional um conhecimento maior da área de psicopatologia forense, que cada vez mais se impõe como necessidade básica para o diagnóstico adequado e o bom encaminhamento jurídico dos casos, seja na área penal, organizacional ou cível.
Tem como público-alvo primordial Psiquiatras, Psicólogos, profissionais de Direito: além de estudantes de Psicologia, Direito, Medicina e profissionais e estudantes de áreas afins, tais como Pedagogia e Serviço Social.

Editora: Forense
Autor: Antônio José Eça
Origem: Nacional                                                    
                                                      Ano: 2008
                                                      Edição: 2                                                 
                                                      Número de páginas: 250

Criminologia Clínica e Psicologia Criminal

  A Criminologia Clínica e a Psicologia Criminal focalizam três questões: a conduta criminosa e a pessoa que a praticou o cárcere e suas vicissitudes,e as estratégias de intervenção para a reinserção do apenado no convívio social.
Quanto à primeira questão, o autor dá à violência um enfoque psicanalítico e traz algumas considerações da teoria dos arquétipos. Faz, ainda, uma leitura da conduta criminosa com reflexões sobre a associação entre delinquência e conflito emocional.
A situação carcerária recebe exame sob o ângulo da prisionização - a vulnerabilidade do interno perante a sociedade e o sistema punitivo. É explorada, também, a influência da arquitetura carcerária sobre a mente do preso.
Para a reintegração social do encarcerado, defende a idéia de que o intercâmbio entre cárcere e academia, se realizado no âmbito da transdisciplinaridade, constitui uma de suas soluções. É abordada, ainda, a questão da avaliação dos internos (exame criminológico, parecer da Comissão Técnica de Classificação - CTC e exame de personalidade), que retorna às práticas penitenciárias para a instrução dos pedidos de benefícios legais.
A esta edição foi acrescentada uma discussão sobre críticas comumente feitas ao exame criminológico, tidas aqui como de cunho predominante ideológico, não técnico, e sobre problemas técnicos do exame que o fragilizam.
Edição: 2
Editora: RT
Autor(es): ALVINO AUGUSTO DE SÁ
Ano da edição: 2010
Número de páginas: 219

0 comentários:

Postar um comentário