Essa comunidade é o reduto das pessoas interessadas nessas duas especialidades da ciência criminal, que até então não tinham como discutir, trocar informações e novidades sobre a criminologia e psicologia forense.

Postagem em destaque

Serial Killers - Parte XI - Mitos Sobre Serial Killers Parte 6

#6: ELES SÃO TODOS BRANCOS Contrariando o mito popular, nem todos os serial killers são brancos. Serial killers existem em todos os gr...

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Artigo: Transtornos específicos da personalidade: semiologia em psiquiatria forense

Pessoal, achei um artigo muito interessante relacionando a Psicologia à Psiquiatria Forense.
Confiram: http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/9406

Sugestões de Artigos, me escrevam: tamara_arianne@hotmail.com

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

2011- Cursos/ Palestras/ Especializações na Área!

Bem povo, 2011 começou e os Cursos/Palestras e Especializações na nossa querida Área Forense voltaram com todo o vapor! Irei divulgar umas coisinhas que achei por aí e que valem mesmo a pena, encontrei outras coisas mas só postarei quando eu confirmar a Seriedade ou a Data do evento em questão, espero que Gostem!

1- Vou começar pela OAB, que sempre tem palestras perfeitas! Vou postar o Link de algumas palestras, lembrando que são algumas apenas, e no Site vocês podem encontrar outras que também sejam interessantes!


OAB Sitehttp://www.oabsp.org.br/


- ENTOMOLOGIA FORENSE 
A LARVA CADAVÉRICA NO ESCLARECIMENTO DO CRIME: http://www2.oabsp.org.br/asp/cultura.asp?pg=2.3.1&pgv=a&portlet=1&id_cultural=8563



PREVENÇÃO CRIMINAL: ANÁLISE DE POLÍTICAS EXTRAPENAIS: http://www2.oabsp.org.br/asp/cultura.asp?pg=2.3.1&pgv=a&portlet=1&id_cultural=8616


PERÍCIA CRIMINAL: COMO IDENTIFICAR E DIFERENCIAR HOMICÍDIO DE SUICÍDIO 
ARMAS DE CRIME E AS LESÕES PROVOCADAS NAS VÍTIMAS - CAPITAL : http://www2.oabsp.org.br/asp/cultura.asp?pg=2.3.1&pgv=a&portlet=1&id_cultural=8626



SÍNDROME DE ALIENAÇÃO PARENTAL: ASPECTOS PSICOLÓGICOS 
(Ipiranga): http://www2.oabsp.org.br/asp/cultura.asp?pg=2.3.1&pgv=a&portlet=1&id_cultural=8649


2-  CURSOS DE EXTENSÃO E PÓS EM PSICOLOGIA JURÍDICA ( Da minha colega Lívia Tartari)
PARA MAIORES INFORMAÇÕES ENTREM NO SITE: www.ibpolis.com.br


3- Curso de Pós-Graduação em Ciências Forenses
O IPEBJ- Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos abriu inscrições para o curso de pós-graduação em Ciências Forenses em dois formatos, com aulas quinzenais ou mensais.Informações e 

Módulos como Toxicologia Forenses, Patologia Forense, Química Forense, Medicina Legal, Criminologia, entre outros serão oferecidos dentro do conteúdo programático. Início do curso: Março 2011. 


4- I Congresso Internacional de Direito e Psiquiatria Forense da FMUSP

Data: 24 a 26 de fevereiro de 2011

Local: Espaço Sociocultural - Teatro CIEE

Rua Tabapuã, 445 - Itaim Bibi - São Paulo - SP


Inscrições: CEIP - Centro de Estudos do Instituto de Psiquiatria

Informações pelos tels.: 3069-6986 / 3069-8011 / 3069-8159





5- Prática Pericial em Psicologia Jurídica


O Núcleo Forense (Nufor) do Instituto de Psiquiatria - IPq HCFMUSP, realiza no período de 04/03/2011 a 29/02/2012, das 8h às 11h e 13h às 15:30h, o curso de aperfeiçoamento profissional “Psicologia jurídica: prática pericial ”, voltado a graduados em psicologia. Coordenado pelos psicólogos Antonio de Pádua Serafim e Fabiana Saffi, tem como objetivo capacitar o profissional para a prática da perícia psicológica no contexto das áreas criminal, família, infância e juventude, civil e trabalhista. Investimentos: taxa de inscrição de R$ 50,00 + 12 parcelas de R$ 450,00 ( 10% de desconto para profissionais vinculados ao HC, incluindo estagiários).
Informações e inscrições: Nufor IPq - tel. 3069 7929 - e-mail: nufor@hcnet.ups.br 


6- CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FORENSES - QUINZENAL ou MENSAL

- Curso de extensão em CIÊNCIAS FORENSES PARA ACADÊMICOS DE BIOMEDICINA:  http://www.ipebj.com.br/cursosextensao/10/ciaencias-forenses-para-acadaemicos-de-biomedicina


 *Em breve realizará o Curso de Pós-Graduação em CRIMINOLOGIA E DIREITO PENAL e o Curso de Extensão em Ciências Forenses: aplicação na perícia criminal


7- VI Congreso de Psicología Jurídica y Forense (Espanha): http://sepjf2011.iconference.es/

8- VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: O FENÔMENO E AS POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO: http://sedesweb.org.br/site/cursos/155

9- Curso de Pós-graduação Latu Sensu Psicologia Jurídica – São Paulo/SP- 19/02/2011
Local: Hotel Merak
Av. Lavandisca, 262 - Moema – SP
Inscrições: www.unisaopaulo.com.br

10- RENOVA CURSOS: http://www.renovacursos.com.br/  
Cursos na área pra diversos lugares do Brasil, e durante o ano todo!


11- FATERN: http://www.fatern.edu.br/academico/pos_graduacao/ 
(Diversos Cursos de Pós-Graduação)


12- UNICURITIBA- CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CURITIBA: http://www.unicuritiba.edu.br/principal/home/index.php
(Diversos Cursos de Pós-Graduação)


13- Pós- graduação em Psicologia Forense (Curitiba): http://www.ulbra.br/pos-graduacao/especializacao-porto-alegre-psicologia-forense.html


Bem, por enquanto é "só"!rsss
Aproveitem as oportunidades pessoal!



2011 - Desabafo!

Olá Pessoal! Como estão?

Que saudades senti de postar aqui...algumas pessoas estão me cobrando novas atualizações, mas a falta de atualizações por minha parte ocorreu pois estou passando por alguns problemas pessoais. Um deles, é que esse ano vai fazer 2 anos que estou tentando me formar e não consigo!! 
Pois é...se as coisas derem errado novamente serão 2 anos..Porque? Bem, simplismente porque os pacientes da modalidade de Ludoterapia que eu estava cursando no meu último ano (2009- 5°ano) não se comprometiam com a terapia, faltavam muito (aí eu tinha que desligar os pacientes) ou não vinham...Resultado: Faltou horas de atendimento, somado ao fato de querer fazer o TCC na Àrea Criminal contra a vontade da coordenadora do Curso (que por acaso é Psicóloga Jurídica), nenhum trabalho pra completar as horas que faltavam foi considerado e tive que fazer 1 ano de DP! 

Pois é, eu que sempre me dediquei e sempre tive notas acima de 8,0 tive que fazer DP por falta de pacientes e por recalque da minha coordenadora (que passou meio ano barrando meu TCC, e que se não fosse a ajuda da minha amiga Lívia Tartari eu não teria conseguido finalizá-lo)...bem, depois de quase 2 anos nessa estou começando a achar que é pessoal! 

Pra piorar, por conta de todo o estresse que passei acabei somatizando e fiquei muito doente na época do ENADE e não pude fazer o ENADE...então ainda que eu finalize o curso através de algum trabalho, tenho que fazer o ENADE ano que vem e esperar toda a burocracia necessária para pegar meu Diploma/CRP.

Estou completamente frustrada, comigo mesma, com os profissionais de Psicologia e até com a própria Psicologia..pensei seriamente em desistir...mas olho pra trás e vejo tanta conquista, tanta luta, tanto potencial que desistir me parece um sacrilégio; e eu não sou do tipo que consegue desistir das coisas. 

Perdi o Concurso pra Fundação CASA, esse ano tem Concurso pra Penitenciária (me inscrevi, mas por conta de td isso desanimei e mal estudei), estou perdendo inúmeras Especializações e Pós na área (Inclusive uma que será dada pelo NUFOR- Hospital das Clínicas); estou realmente mal e mal consigo ler ou escrever algo sobre a Psicologia no geral.

Mas sei lá, acho que a teimosia ou a incapacidade de desistir ou até mesmo a crença de que o mundo dá voltas e de que um dia essa mulher vai ter o que merece me fazem querer continuar, me dedicar ainda mais,  me dar a capacidade de poder ajudar vocês e me alimentar com a satisfação de saber que mesmo não conseguindo me ajudar estou ajudando de alguma forma alguns de vocês.
E isso me faz lembrar de algo que quase me permiti esquecer: de que a Psicologia é uma Ciência que ajuda o outro ser humano, que guia e cura...e não uma ciência que aprisiona, que aliena, que destrói e que alimenta brigas infantis de Ego ou Poder!

Estou voltando aos poucos, mas estou voltando..tenham paciência e me ajudem com sugestões, materiais e etc..Por enquanto irei postar com uma lista de Cursos/Congressos na área que são muito Bons, e é o mínimo que posso fazer depois dessa longa ausência.

Nossa, como foi bom desabafar! Eu precisava! e muito obrigada pela força, pelos elogios...realmente sem vocês eu não conseguiria!

Beijoos*