Essa comunidade é o reduto das pessoas interessadas nessas duas especialidades da ciência criminal, que até então não tinham como discutir, trocar informações e novidades sobre a criminologia e psicologia forense.

Postagem em destaque

Serial Killers - Parte XI - Mitos Sobre Serial Killers Parte 6

#6: ELES SÃO TODOS BRANCOS Contrariando o mito popular, nem todos os serial killers são brancos. Serial killers existem em todos os gr...

domingo, 24 de dezembro de 2017

Dicas de Filmes de Terror/Serial Killers que envolvem o Natal pra Despertar o seu Espírito Natalino!



Estamos naquela época do ano em que iluminamos nossa casa, montamos uma bela árvore repleta de bolinhas brilhantes, trocamos cartões e mensagens positivas, distribuímos presentes, cumprimentamos até a sogra…
Inspirada na data, preparei para vocês uma lista de diversos filmes de terror relacionados ao tema…produções que envolvem pessoas que odeiam o Papai Noel, que matam as outras vestidas com trajes natalinos, bonecos de neve assassinos, brinquedos cruéis e etc...
Esse post foi lançado no Blog em 2014, mas devido ao sucesso resolvi repostar ele agora em 2017 com algumas alterações, incluindo novos filmes e links com alguns desses filmes na íntegra ou para download!!!

Divirtam-se fazendo uma boa maratona, Feliz Natal, Boas Festas e Obrigada por me acompanharem! Ho Ho Ho Ho Ho....

- FÁBULA MACABRA ( Who Slew Auntie Roo?, 1971, Inglaterra).



Este filme da terra da rainha é nada mais nada menos do que o primeiro filme de terror com a temática natalina. 
Na história a atriz Shelley Winters (famosa na Inglaterra, com muitas produções sérias no currículo) faz o papel de uma senhora que vive sozinha numa casa perto de uma montanha, ela simplesmente mantém os restos mortais de sua filha preservados e escondidos no sótão (onde mais?), e numa noite de natal convida as crianças de um orfanato local para a ceia, porém ela repara que uma das meninas estranhamente se assemelha à sua própria filha, ela decide então que vai ficar com ela, para sempre.
O filme é um suspense bem trabalhado, e destaca-se pela bela atuação de Shelley, como uma senhora psicótica cheia de segredos,  além de conter no filme um casal de crianças que faz uma ótima alusão do tipo João e Maria contra a bruxa má.

- Noite de Sombras, Noite de Sangue (Silent Night, Bloody Night, 1972)

O filme começa com um flashback em 1950, quando Wilfred Buttler acidentalmente morre carbonizado na noite de Natal. Sua casa então fica para o seu sobrinho Jeffrey com a condição de que ele nunca a venda. Só que 20 anos depois, o pobre Jeffrey se vê na maior pindaíba e põe a casa a venda a preço de banana. Justamente nessa época um maníaco foge do manicômio e adivinha aonde ele vai se esconder… Sim na casa que Jeffrey herdou. A partir daí, qualquer um que entra na casa é brutalmente assassinado.
Noite de Sombras, Noite de Sangue foi produzido em 1970, com um orçamento bem limitado e – por algum motivo que não sei dizer qual – só acabou sendo lançado em 1972. E ainda assim há controvérsias, pois algumas fontes ainda dão o filme como lançado somente em 74. Independentemente disso, a sua produção precede a de Noite Do Terror (Black Christmas) e é considerado por muitos como o primeiro slasher natalino da história do gênero. O filme acabou caindo em domínio público e pode facilmente ser encontrado na internet.

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=6BC_l9cO5pQ

- Black Christmas (Noite do Terror, 1974)

bc

Um dos primeiros ‘slashers’ da história (embora mais velho que Halloween, os clichês famosos do gênero com musiquinhas e máscara, só vieram depois com Myer e se solidificaram 'mais ainda' com Jason) e feito no Canadá, é baseado em crimes reais que ocorreram no Quebeque na época do Natal.
Uma casa de estudantes universitárias - as populares Sorority Houses da América do Norte - está fazendo um festa de Natal com aquelas que não puderam passar a época com a família. Elas então começam a receber telefonemas obscenos de um estranho que progressivamente se tornar mais ameaçador. 
Este filme de terror canadense foi alvo de um ‘remake’ americano em 2006, com mesmo nome, pelas mãos da Dimension Films, empresa responsável pela saga ‘Scream’. O ‘remake’ chegou a levantar polêmica em grupos católicos, pela sua campanha de marketing e por ter estreado no Dia de Natal.
Quer o original quer o ‘remake’ são ‘slashers’ regulares que ambientam-se no Natal, mas a narrativa não está intrinsecamente ligada à época mas sim ao mundo mórbido de Billy, o psicopata que assombra aquela casa. Para mérito do filme dos anos 70, foi um precursor do gênero 'slasher'. Já o 'remake' fica na onda do terror violento e 'hardcore' dos anos 00, e explora mais a fundo o passado de Billy.
- Night Train Murders (1975)
ntm

Indo para a casa para o Natal, duas estudantes colegiais são encurraladas num trem e brutalizadas, mas os criminosos terão sua dose de horror quando inadvertidamente conhecerem o pai de uma das garotas. Não é um filme com muitas referências ao Natal, é bem desconhecido e bastante tenso, mas como se passa na data, então está valendo.

 
- Christmas Evil – You Better Watch Out (1980)
ce

Harry era um garotinho que adorava o natal, mas se decepcionou quando flagrou o Papai Noel fazendo sexo oral em sua mãe. Com o passar dos anos, Harry começou a trabalhar em uma fábrica de brinquedos, enquanto tenta a todo custo resgatar o espírito natalino. Mas o comportamento das crianças, o cinismo e a hipocrisia enchem o saco de Harry, que decide dar início a uma vingança sangrenta! “Se você for mau, então seu nome vai para o livro dos meninos e meninas maus, e eu trarei algo para vocês…..algo horrível!”

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=s-2Zv3KP__k   (sem legenda)

- A Noite do Pavor (To All A Goodnight, 1983)




Um slasher completamente sem inspiração sobre um Papai Noel que decide aterrorizar as jovens de uma escola. Teria algo a ver com uma garota que foi morta numa iniciação há vários anos? O número de mortes é alto, mas a imagem é muita escura, o que dificulta a visualização dos acontecimentos. Há algumas boas cenas de nudez e gore, mas nada que você não tenha visto antes em filmes melhores!
Assista: https://www.youtube.com/watch?v=EmwpSNnlJ6A

- Natal Sangrento (Silent Night, Deadly Night, 1984)

sndn

Feito no mesmo ano de 'Gremlins', porém mais voltado para o terror, este ‘slasher’ conhecido em Portugal como ‘Noite de Silêncio, Noite Sangrenta’ é um verdadeira obra prima do gênero. Apesar de ter sido feito a reboque do sucesso de ‘Sexta-Feira 13’, o filme ganhou um estatuto de filme perigoso, pois gerou enorme polêmica na sua estreia no Natal de 1984. Conservadores e católicos consideraram-no um filme perigoso e perverso, e chegaram ao ponto de proibir os seus cartazes que mostravam um homem vestido de Papai Noel com um machado entrando numa chaminé.
No filme vemos a história de Billy Chapman, um homem que presenciou os seus pais serem mortos a tiros por um assaltante mascarado de Papai Noel. Billy cresceu num orfanato católico onde foi maltratado pelas freiras e em especial pela madre superior. Já adulto, ele lança-se numa cruzada homicida vestido de papai noel.
Apesar de ser um filme de qualidade duvidosa e não ser tão interessante quanto a polêmica em torno dele dava a entender; ‘Silent Night Deadly Night’ foi um grande sucesso comercial. Seguiram-se um punhado de sequências, não interessantes e sem grande sucesso a não ser no mercado de vídeos. O DVD do filme original saiu de linha em 2009 e é agora uma raridade. Talvez por isso, no ano de 2012 o filme ganhou uma refilmagem.
- Don’t Open Till Christmas (1984)
dotc
Garoto vê sua mãe morrer num dia de Natal e cresce acreditando que o culpado é o Papai Noel, e por causa disso torna-se um perigoso psicopata disposto a matar todas as pessoas vestidas de Papai Noel que encontrar pela frente. Aqui a mística do bom velhinho termina quando você vê exemplos que bebem, assistem a shows eróticos e cometem adultérios em frente aos filhos. Se você começou ler a lista do começo, já deve ter percebido que este filme é uma cópia escrachada de 'Natal Sangrento', tanto que a direção capenga de Edmund Purdom atrapalha o resultado final, mas é um filme bem violento e vale a pena dar uma chance a ele.
Assista: https://www.youtube.com/watch?v=xW8pF6wxAz0    (sem legenda)

- Gremlins (1984)

gremlins
Produção de grande sucesso com a marca Steven Spielberg, ”Gremlins” conta a história do garoto Billy, que ganhou um novo bichinho de estimação e com ele três conselhos que nunca poderia esquecer: 1) Não deixe que ele se molhe 2) Mantenha-o afastado da luz forte 3) Não importa o quanto ele chore, o quanto ele suplique, nunca lhe dê comida depois da meia noite. Nem sempre as regras são cumpridas. E é aí que mora o perigo.

- Natal Sangrento 2 – Retorno Macabro (Silent Night, Deadly Night 2, 1987)

Natal Sangrento 2 - Retorno Macabro

Continuação da saga do rapaz atormentado pelo seu passado traumático. Neste filme, o irmão do assassino do primeiro filme decide continuar a trilhar um rastro de sangue nas noites de natal, depois de um contato com um psiquiatra. O assassino, interpretado por Eric Freeman (que fez Israel em “Colheita Maldita“), está mais insano do que o Billy do original, matando tudo que tenha vermelho, tendo na cena do guarda-chuva uma das melhores da série.
Assista: https://filmes-series-online.com/assistir-online-natal-sangrento-retorno-macabro-parte-2


- BRINQUEDO ASSASSINO ( Child´s Play, 1988, EUA).


Durante uma perseguição, um assassino refugia-se numa loja de brinquedo, e entonando um cantico Vodu, consegue transferir sua alma para um boneco antes de morrer. No dia seguinte o boneco é dado de presente ao garoto Andy. Como até uma porta já desconfia a essa altura dos acontecimentos, o boneco sai mantando várias pessoas por aí, algumas próximas de Andy, que luta contra todos para provar que o seu 'Good Guy' (a marca do boneco) está na verdade por trás dos crimes.

Chucky é um dos maiores vilões do cinema de terror, contudo pouca gente lembra que o assassino abre mão da sua forma humana para tornar-se Chucky numa noite de 23 de dezembro de 1988, fazendo assim com que os acontecimentos do filme original ocorram durante o natal.

Assista: https://filmes-series-online.com/assistir-online-brinquedo-assassino

- Natal Sangrento 3 (Silent Night, Deadly Night 3: Better Watch Out!, 1989)

Esse foi lançado diretamente em video e apresenta uma história mirabolante que coloca o assassino da parte 2 em coma por seis anos após os eventos do filme anterior, e introduz um excêntrico doutor que usa uma vidente cega (!) para tentar se comunicar com o Papai Noel Maligno, que acaba acordando, escapando e indo atrás da vidente. É o último da franquia que pode ser considerado uma sequência direta dos anteriores e que segue a mesma cronologia.
- Elves (1989)


Cientista misterioso cria uma estranha forma de vida, meio humana, meio animal. O monstro será enviado para alguém no Natal, embrulhadinho, dentro de uma caixa, como um inocente presente! Apesar do título no plural, só há um elfo no filme. Parece uma referência ao Gremlins, mas não é: este é ruim mesmo. Os efeitos especiais destroem qualquer possibilidade de envolvimento com o que está sendo visto.

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=0Sl8TeeQfl4


- Natal Sangrento 4 – A Iniciação (Silent Night, Deadly Night 4 – Iniciation, 1990)


Aqui temos uma história que nada tem a ver com os outros filmes. Aqui, temos uma repórter de Los Angeles que na pista da inexplicável morte de uma mulher, se depara com um culto de bruxas que pretende realizar um ritual na véspera de Natal.

Assista: https://filmes-series-online.com/assistir-online-natal-sangrento-4-a-iniciacao

- Natal Sangrento 5: Horror Na Loja de Brinquedos (Silent Night, Deadly Night 5: The Toy Maker, 1992)







Esse filme encerra a franquia – em todos os sentidos – e outra vez muda completamente a história dos anteriores. Agora temos uma cidade que é aterrorizada por um fabricante de brinquedos e seu filho, que produzem brinquedos mortais.

Assistir: https://www.youtube.com/watch?v=Unp3E0kXR_o  (sem legenda)

 
- O Estranho Mundo De Jack (Nightmare Before Christmas, 1993)


Jack Skellington (dublado por Chris Sarandon) é um ser fantástico que vive na Cidade do Halloween, um local cercado por criaturas fantásticas. Lá todos passam o ano organizando o Halloween do ano seguinte mas, após mais um Halloween, Jack se mostra cansado de fazer aquilo todos os anos. Assim ele deixa os limites da Cidade do Halloween e vagueia pela floresta. Por acaso acha alguns portais, sendo que cada um leva até um tipo festividade. Jack acaba atravessando o portal do Natal, onde vê demonstrações do espírito natalino. Ao retornar para a Cidade do Halloween, sem ter compreendido o que viu, ele começa a convencer os cidadãos a sequestrarem o Papai Noel (Edward Ivory) e fazer seu próprio Natal. Apesar dos argumentos fortes de sua leal namorada Sally (Catherine O'Hara) contra o projeto, o Papai Noel é capturado. Mas os fatos mostrarão que Sally estava totalmente certa.
Ao contrário do que muitos pensam, o filme "O Estranho Mundo de Jack" não foi dirigido por Tim Burton, apesar de ter sido escrito e produzido pelo cineasta. Mas para quem pensa que isso fez com que o filme perdesse a 'cara' do famoso sr. Burton está muito enganado. A escuridão e a estética bizarra estão presentes em toda a história, não é a toa que o título em inglês inclui o nome do famoso cineasta. O filme é literalmente, uma viagem à mente de Tim Burton, cada pedaço de massinha dessa animação em stop motion parece ter sido feita pelo diretor. Ah, eu já disse que se trata de um musical?
Enfim, o filme é a grande obra-prima de Burton no campo da animação, tanto que mesmo tentando reproduzir o sucesso em outros filmes seus como "A noiva cadáver" o diretor nunca conseguiu atingir o mesmo nível de excelência, sem duvidas esse é um filme recomendado para se ver tanto no Halloween como no Natal.
Ok! Eu sei que muitos não vão considerá-lo como terror, mas não é todo dia que você vê um morto-vivo à lá Slender Man, querendo tomar o lugar do Papai Noel, não é mesmo? Além disso, taí um filme que você pode deixar rolando na TV na noite de Natal e que ninguém vai ficar enchendo seu saco pra tirar. Qualquer coisa diz que é pra criança.
Assistir: https://www.youtube.com/watch?v=p6Z1tio1YuY (tem disponível no netflix)

 
- O Dia Da Besta (El Dia De La Bestia, 1995)

Eu tenho uma pergunta: o que você faz quando descobre que ninguém menos do que o AntiCristo está prestes a nascer no dia de Natal em Madrid, Espanha?
Bem, se você é este peculiar padre espanhol, você pede a ajuda de um devoto de heavy-metal. O motivo: para conjurar Satanás nada melhor que um cantor de heavy-metal pesado. Então, quando o AntiCristo saltar para fora do inferno, você fará o que for preciso para ter certeza de que ele não viverá por muito tempo. Essa é a premissa de "El dia de la Bestia", um filme diabolicamente festivo.

- Santa Claws (1996)


O que você faria caso se deparasse com a sua mãe transando com o Papai Noel?
Bem, o personagem principal de "Santa Claws" - um jovem chamado Wayne - atira muito em ambos (até por que se ele simplesmente fosse correndo para o quarto tentar se esquecer de tudo, não ia desenrolar o filme). Mas isso é apenas o começo dos eventos, anos mais tarde e já crescido, Wayne se torna obcecado por uma bela atriz chamada Raven Quinn, que é especialista em filmes de terror. E a obsessão faz com que ele se vista de Papai Noel e mate toda e qualquer pessoa que se atreva a perturbar sua amada Raven. Sua arma? Garras(!), é claro!
Produção de baixo orçamento, dirigida e roteirizada por John A. Russo (sim, o responsável pelo roteiro da obra suprema do horror “A Noite dos Mortos-Vivos“, de 1968), que no mesmo ano faria algo pior ainda, o péssimo “Scream Queens’ Naked Christmas“! Que saudades dos bons tempos.

- Jack Frost (1997)

Esqueçam o alegre e divertido boneco de gelo, amigo do Papai Noel, que simboliza o espírito da diversão na neve para as crianças. Neste filme, Jack Frost é o nome de um perigoso psicopata que morre após um acidente na estrada quando o caminhão que o transportava choca-se com outro caminhão carregando um estranho material genético. O material genético se mistura com a neve, e com o corpo do assassino, transformando-o num terrível boneco de neve com dentes afiados, e sede de vingança.
Efeitos especiais toscos, mortes absurdas, e até uma cena de estupro onde o boneco de neve usa uma cenoura como objeto fálico. Seu sucesso apesar de relativo foi grande o suficiente para gerar uma continuação fora da época do natal onde o boneco de neve ataca até mesmo em uma ilha tropical.

- Jack Frost 2: A Vingança (Jack Frost 2: Revenge of the Mutant Killer Snowman, 2000)

O boneco de neve assassino está de volta mais sedento do que nunca! Após um acidente no laboratório, Jack Frost é trazido de volta à vida com desejo de vingança contra aqueles que o destruíram no passado. Mas desta vez Jack Frost está indestrutível… tanto que ele decide perseguir sua vítima numa ilha tropical!

Assista: http://fylmeonline.blogspot.com.br/2014/12/jack-frost-2-2000-legendado.html

- Natal Sangrento (One Hell of a Christmas, 2002) 

Filme Natal Sangrento   Dublado

Todos nós sabemos que o Natal reserva boas surpresas para quem se comportou bem durante o ano. Mas o que acontece com aqueles que deixaram a desejar?

Um presente amaldiçoado, transforma esta noite mágica em uma noite sangrenta e mortal. Um filme de terror que vai fazer você se comportar bem direitinho, para esperar seu presente na noite de Natal! Até a primeira hora, trata-se de um longa trivial, envolvendo bandidos, drogas, sequestros e vinganças. Depois que o mal desperta e passa a atormentar Carlitos (acreditem o nome do cara é esse), tem início momentos bizarros com monstros e demônios. Apesar do nome em português que a distribuição nacional erroneamente deu, o filme não deve ser confundido com os filmes da série "Natal Sangrento", iniciados em 1984.

- Rota da Morte (Dead End, 2003)

Rota da Morte
Véspera de Natal. Noite Feliz. Tudo corria bem para aquela família que viajava numa estrada quase deserta rumo a casa de um parente até que Frank, que está ao volante, avista uma sinistra mulher de branco, com um bebê no colo, parada no acostamento. O pesadelo está para começar. Aos poucos, os cinco passageiros daquele carro vão sendo envolvidos por uma série de sinistros acontecimentos. Como nos bons filmes de terror, um a um vai sendo eliminado. Mas não se sabe por quem. 
Ganhador de festivais internacionais de filmes de terror, “Rota da Morte” lembra aqueles episódios do “Além da Imaginação“, embora um pouco arrastado e previsível para os atentos! Vale a pena! Apesar de que como alguns dos outros filmes dessa lista, o natal é apenas um desculpa para um feriado grande e genérico, que não tem muito relação com a história.

- Brinquedos Diabólicos (Puppet Master vs. Demonic Toys, 2004) – Quinto volume da série Mestre dos Brinquedos
2510881gg

Quinto volume da série Mestre dos Brinquedos, que conquistou certo sucesso por apresentar uma mistura de terror com cenas cômicas. Dessa vez, dois irmãos descobrem a secreta fórmula de família capaz de dar vida aos bonecos. Porém, uma fabricante descobre e rouba a fórmula. Ela começa a produzir vários bonecos e planeja atacar com eles no dia de Natal. Para tentar impedi-la de estragar o Natal de todos e fazer várias vítimas, os irmãos se juntam a uma policial. Agora eles lutam para impedir que a fabricante concretize seus planos e isso pode ser uma aventura verdadeiramente perigosa. O filme é diversão garantida não só por provocar bons sustos, mas também é garantia de boas risadas em sua maneira debochada.

 
- Santa’s Slay ( Uma Noite de Fúria, 2005)

O Filme usa o mito de Papai Noel e a noite de Natal como pano de fundo para um filme de humor negro e ação de tirar o fôlego. Papai Noel sempre foi muito mau, filho bastardo do próprio capeta e uma das mulheres de Adão (sim segundo a mitologia antiga, a mais conhecida das outras mulheres de Adão era Lilith, mulher que dá nome e história para 90% das vilãs de filmes e livros de terror), "Santa Kraus" assim era um tipo de super humano, que usava seus dons como imortalidade e super força para tocar o terror entre os humanos normais. Durante uma vez por ano o cara exagerava e promovia o 'dia dos assassinatos' onde vestia-se de vermelho e entre uma bebida ali e uma mulher acolá, saia dizimando todo mundo; um belo dia, devido a sua grande vaidade e arrogância, aceita uma aposta com um anjo, e após perder esta aposta para o anjo ( a verdade um jogo), o Santa Klaus é obrigado a ser bonzinho por 1.000 anos, distribuindo presentes e todo o resto que nós conhecemos, e nasceu assim o natal e a figura do papai noel que estamos acostumados. Ocorre que com o fim do prazo, Papai noel quer recuperar todo o tempo perdido e corrigir sua reputação. Para isso decide atropelar a noite de Natal, em uma pequena cidadezinha chamada 'Condado do Inferno'. Agora somente um velho maluco que odeia o natal (e convenientemente tem o livro que explica toda a história verdadeira), seu neto adolescente abobalhado, a namorada, e claro o anjo da aposta de mil anos, devem se unir para tentar salvar o natal, deste poderoso semi-deus cruel.
Destaque para a maneira como a história da aposta e de como o Santa Klaus ficou obrigado a ser bom é contada ao telespectadores, através de teatros com bonequinhos de espuma semelhantes aos da programação da REDE CULTURA. Simplesmente hilário!

- Natal Negro (2006)

Refilmagem do clássico de terror de 1974, o filme conta a história de uma fraternidade onde há muitos anos, o garotinho Billy sofreu abusos de sua mãe. Ela acaba matando o marido para começar uma nova família com seu amante, prendendo Billy no sótão – para sempre. 
Quando a mãe de Billy engravida de uma menina e a trata com amor, algo que Billy nunca vivenciou, Billy foge do sótão e mata brutalmente sua mãe e seu amante. Muitos anos depois, as garotas que moram na fraternidade onde Billy passou sua infância são atormentadas por misteriosas ligações de um estranho na noite de Natal. Depois de algumas ameaças e intimidações, as garotas começam a morrer, uma a uma. Será que Billy está de volta para se vingar?


- SATÃ ( Sheitan, 2006)
Filmes de Terror com Tema de Natal

O Filme conta a história de cinco jovens que numa noite de natal, seguem para uma isolada casa de campo em Paris onde são recebidos pelos caseiros. Ali eles comem, bebem e se divertem, mas percebem tarde demais o jogo sádico do qual estão participando. A produção da mesma terra do também natalino e de terror 'A invasora' não é tão boa, porém funciona como o típico 'slasher' de adolescentes sendo caçados e mortos um a um. No elenco está o casal Vicente Cassel e Mônica Belluci (ambos do filme "Irreversível").

Assista: https://www.youtube.com/watch?v= (sem legenda)

- A INVASORA ( A L'Interieur, 2007, França)


Nessa produção Francesa, Sarah é uma jovem fotógrafa que está sozinha na noite de Natal. Ela está assim desde que seu marido morreu num acidente de carro. Só e grávida, recebe apenas as visitas de sua mãe dominadora e de seu chefe egocêntrico. A noite de Natal é o último dia antes de ir para o hospital ter seu bebê. Mas o silêncio de sua casa é quebrado quando uma misteriosa mulher bate à sua porta. Sarah desconfia e não atende. Todavia, a mulher se recusa a ir embora. Quando as coisas começam a se complicar., Sarah fica temerosa e chama a polícia, enquanto a mulher a observa pela janela. Ao chegar, a polícia não encontra a mulher em lugar algum, e depois de tranquilizá-la, vai embora. Sarah fecha a porta, sem saber que a mulher está dentro de sua casa. Enquanto a noite se transforma numa longa luta entre as duas mulheres, Sarah faz tudo o que pode para se proteger dos ataques, até sentir as primeiras contrações.

Um dos títulos mais fortes do terror francês dos anos 00 - ‘A L’Interieur’ chocou festivais de cinema pelo mundo fora pelo seu tema e a sua intensidade (para mim, indenpendente do contexto de natal, foi um dos melhores filmes franceses de terror, ou suspense que já assisti). O seu slogan “Abre-me a tua porta, ou abro-te a barriga” causou calafrios por revelar que estava perante a um filme que toca num tema tão delicado como a gravidez. A L’Interieur’ é uma obra eximia do suspense, violenta, mas que nunca ultrapassa os limites do mau gosto, mesmo assim o seu tema intenso fez com que Hollywood nunca tenha tentado pegar no filme para fazer um ‘remake’ (felizmente), no entanto o espanhol Jaume Balagueró (‘REC’) chegou a mostrar interesse em reimaginar o filme, mas nunca avançou com o projeto.

- The Children (2008)

Filmes de Terror com Tema de Natal
A maioria das pessoas provavelmente concordaria que os melhores Natais eram aqueles da infância: animação na espera do Papai Noel chegar, rasgar os presentes e talvez até mesmo tomar um gole ou dois de vinho. Mas o espírito de Natal é completamente ignorado pelas crianças que correm em motim no filme "The Children", de 2008. Passada em uma remota casa de campo (o que nunca é bom quando você está tentando sobreviver à noite), a história conta como uma festa de Natal vira um pesadelo quando os filhos de duas famílias adoecem e se transformam em assassinos sedentos de sangue(!). Tem que ver para entender.

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=4bR1JYtsY-0


- Silent Night, Zombie Night (2009)


O que combina mais com o natal do que uma epidemia de zumbis? Muitas coisas, como peru assado, festas em família e amigo secreto.
Não que isso tenha importado para os produtores de “Silent Night, Zombie Night”, que acharam que não havia momento melhor para realizar um holocausto de mortos vivos do que nas festas de fim de ano, com todos os clichês a que se tem direito. Uma semana antes do Natal, um vírus explode em Los Angeles e transforma grande parte da população da cidade em zumbis. Ao mesmo tempo, acompanhamos o drama pessoal de um policial, que pretende cortar laços com sua esposa e seu melhor amigo ao mesmo tempo. E adivinhem se ele não fica preso no distrito policial com os dois, cercados por zumbis? Pois é. 
O filme foi produzido, escrito e dirigido por Sean Cain e apesar de seu baixíssimo orçamento (os efeitos de tiros parecem ter sido feitos no Microsoft Paint), “Silent Night, Zombie Night” tornou-se cultuado em festivais de terror pelos Estados Unidos (originalidade às vezes conquista mais que a qualidade).
Assista: https://www.youtube.com/watch?v=HBgj_dyyAkA   (sem legenda)
 
- The Blackout (2009)

Filmes de Terror com Tema de Natal

No meio de uma festa para comemorar o natal, pessoas de um prédio descobrem que criaturas alienígenas estão matando todos que respiram. A única maneira de sobreviver é tentar sair do prédio e matar o maior número de monstros durante o processo. O filme embora até agrade, é uma mistura de "Gremlins" com uma 'versão' de "Banquete no Inferno". O blackout do nome é referente ao fato dos etzinhos apagarem as luzes do edificio, roendo toda a fiação elétrica.

 
– Sint (Saint) 2010

sint

Esse filme fica na posição “meia boca” por que não é exatamente sobre Natal, mas ao mesmo tempo está relacionado. Esse filme holandês conta na verdade a história do Sinterklass, o “São Nicolau”, comemoração antiquíssima dos países baixos e que inspirou o Natal como conhecemos. Ou melhor, o filme conta a “verdadeira” história, onde ele é um criminoso que lidera saques e mortes. Um dia,  os moradores de uma vila, cansados de seus abusos, decidem queimar ele e seu comparsa até a morte. Isto aconteceu em 5 de dezembro de 1492 durante uma noite de lua cheia, e com o tempo o incidente foi esquecido pela história e distorcido a ponto da população hoje acreditar que dia 5 de dezembro se comemora o nascimento de Saint Nicholas, e que este era um santo homem que distribuía brinquedos para as crianças.

- Home for the Holidays (1972)


O enredo se concentra em um pai rico em seu leito de morte, que convida suas quatro filhas para casa para o Natal e diz-lhes que ele suspeita que a sua segunda esposa  está envenenando-o. Pouco depois, as meninas descobrem que sua madrasta foi acusada de matar seu primeiro marido, e elas começam a ser caçadas por um assassino vestido com uma capa de chuva amarela.

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=uVwPPnAeedM (sem legenda)

- Rare Exports – A Christmas Tale (2010)



Outro filme europeu, desta vez na terra onde realmente nasceu a lenda do Papai Noel.
O realizador finlandês Jalmari Helander tem dedicado a sua carreira a expor uma verdade: O Papai Noel não é tão bom como parece. Após várias curtas-metragens, duas delas sobre o tema, Helander estreou no festival de Locarno (na Suíça) uma pequena pérola do fantástico: "Rare Exports: A Christmas Tale", onde o mito do Papai Noel é contado como o era na sua origem finlandesa, antes de reconversão da "Coca-Cola" dada no século XX.

Tudo começou em 2003 com a curta ‘Rare Export Inc.’ onde conheçemos um grupo de rufias que tenta caçar uma espécie de monstrinhos que são a inspiração do Pai Noel. O sucesso viral desta curta até gerou uma sequencia, o curta ‘Rare Exports: The Official Safety Instructions’, onde vemos os ‘Santa Claus’ como sendo uma espécie de criaturas violentas que assombram a Finlândia. Neste segundo filme, os monstros Santa Claus são domados e exportados para o mundo todo.

Sete anos depois o diretor resolveu tornar o segundo curta em um longa-metragem, e assim nasceu o filme em questão. Tudo começa numa escavação na Finlândia, nos montes Korvatunturi, onde o estranho realizador da expedição pede aos seus funcionários que sigam uma peculiar lista de normas: "Não chamar palavrões, tratar bem os mais velhos..." Logo é revelado que seu objetivo vai além de busca de minerais, e resume-se em capturar uma estranha criatura congelada. Ocorre que, uma pequena vila (pequena mesmo, com no máximo uns 30 habitantes) próxima a montanha começa a ser vitima de estranhos fenômenos, envolvendo animais mortos, e o desaparecimento de crianças na véspera do natal, cabe ao pai de uma das crianças, tentar conhecer e 'dominar' o estranho homem magro que aparece nu no porão de sua casa. Com um suspense construído muito nas linhas de “The Thing” de John Carpenter (este também com um monstro na neve), Jalmari Helander faz um filme de terror com um sentido de humor mordaz.

Recentemente numa entrevista, o Jalmari explicou que a origem da sua inspiração passou pela sua experiência como criança. “Para muitos, na Finlândia, Santa Claus castiga as crianças que se portavam mal na época de Natal e não dá presentes a ninguém. É uma espécie de bicho-papão.”


- Silent Night (2012)



Malcolm McDowell (“Laranja Mecânica“) e Jaime King (“Dia dos Namorados Macabro“) estrelam como um xerife e uma delegada de uma pequena cidade à procura de um assassino vestido de Papai Noel que aterroriza a comunidade na véspera de Natal. Mas com as ruas cheias de Papais Noéis para a parada anual, o assassino se esconde à vista de todos. Ele fez sua lista, checou duas vezes, e os desobedientes vão pagar com suas vidas.

Assista: https://culturacomlegenda.org/fcl/natal-sangrento-silent-night-2012/


- Krampus: The Christmas Devil (2013)


Krampus: The Christmas Devil (2013) Poster

Antes de mais nada, me sinto compelida a dizer que este é o único filme desta lista que eu não vi ainda, mas como estou disposta a ver achei que seria bom incluí-lo.

De acordo com o folclore, Krampus é um tipo de Papai Noel às avessas. Enquanto o Bom Velhinho sai mundo a fora presenteando as crianças que se comportaram bem, a chifruda criatura pune as que se comportaram mal e não é a toa que a imagem deste ser lembra muito a do próprio capeta.

E em Krampus: The Christmas Devil não é diferente, quando a investigação de casos de crianças desaparecidas, levam um policial a acreditar que a entidade é a verdadeira responsável pelos sumiços. O trailer não anima, mas quem sabe não surpreende.

Assista: https://youtu.be/e8WFfeQ1uy0



3 comentários:

  1. Olá flor, vim lhe desejar um feliz ano novo, adoro seu blog, visito sempre. Dia 05.01 vou publicar em meu blog casadafafis.blogspot.com.br os blogs que sigo e o seu está nessa minha listinha ok. Beijos, sucesso aqui no blog que adorooo, tchau

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida! Tenha um 2018 maravilhoso! Ficarei de olho no seu blog e muito obrigada pelo carinho Beijos =)

      Excluir
  2. Obrigada pela dica do filmes, farei uma maratone com meu género preferido. Os filmes de terror evolucionaram com melhores efeitos visuais e tratam de se superar a eles mesmos. Eu gosto da atmosfera de suspense que geram, e em It a Coisa acho que conseguem muito bem. Eu acho que o remake do filme superou em muito o primeiro, agora eu espero pelo Capítulo II. O elenco é parte fundamental para que o filme de um medo terrível, se comprometeram com suas personagens.

    ResponderExcluir