Essa comunidade é o reduto das pessoas interessadas nessas duas especialidades da ciência criminal, que até então não tinham como discutir, trocar informações e novidades sobre a criminologia e psicologia forense.

Postagem em destaque

Serial Killers - Parte XI - Mitos Sobre Serial Killers Parte 6

#6: ELES SÃO TODOS BRANCOS Contrariando o mito popular, nem todos os serial killers são brancos. Serial killers existem em todos os gr...

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Caso da Semana - Harvey Glatman - O Assassino das Beldades




"The reason I killed those girls was 'cause they asked me to. ...They did; all of them."
"They asked you to."
"Sure. They said they'd rather be dead than be with me."- Harvey Glatman

Harvey Murray Glatman nasceu no Bronx, em Nova York, em 10 de Dezembro de 1927 e criado no Colorado. Harvey parece ter sido destinado ao desvio. Seus pais, uma vez o encontraram com uma corda amarrada ao redor de seu pênis e com a ponta solta da corda presa em uma gaveta, ele estava se inclinando para trás de modo que a corda puxava o seu membro. Ele tinha apenas quatro anos.

Os pais de Harvey ficaram alarmados com o comportamento do seu filho, mas sua mãe indulgente Ophelia, acreditava que ele iria crescer sem hábitos mais peculiares, enquanto seu pai Albert esperava que disciplina ocasional fosse endireitar o menino. Seus pais enfrentaram uma amarga decepção. Nada e nem ninguém impediria Harvey de perseguir seu prazer.

A puberdade é um momento confuso e difícil, talvez mais ainda para um jovem cuja fantasias e desejos não incluíam andar de mãos dadas com uma moça na cafeteria local, ou abraçar uma jovem em um vestido de baile. Não que ele não pudesse ter feito essas coisas, mesmo que a realidade tenha sido mais comum que seus sonhos. Mas Harvey era extremamente tímido com relação às meninas e essa timidez foi ainda mais acentuada pelos apelidos "Doninha" e "Chipmunk" que ganhou dos colegas. Tudo isso contribuiu para que Harvey tivesse uma vida sexual baseada em fantasias vívidas, arrombamentos noturnos, lingeries roubadas, uma arma, estupros e cordas.

Glatman cometeu seus primeiros crimes sexuais quando era um adolescente. Ele invadia os apartamentos de diversas mulheres, as amarrava e acariciava, mas não estuprava. De maneira que pudesse recordar dos seus atos no futuro, ele fazia suas vítimas para posar para fotografias a força. Em 1945, ele foi preso e acusado de tentativa de roubo. Ele era um infrator impulsivo, alimentado pelo desejo e direcionava uma quantidade significativa de raiva para as mulheres que ele vitimava. Enquanto ele ainda estava em liberdade sob fiança aguardando julgamento, ele raptou e molestou outra mulher antes de soltá-la - esse desejo incontrolável lhe custou oito meses de prisão.

Quando ele foi libertado, sua mãe o levou para Nova York para ajudá-lo a tentar recomeçar. Ele foi detido e preso lá, e estava em liberdade condicional maio 1951, de acordo com os registros históricos. Ele voltou a Denver para viver com seus pais em sua casa no centro.


Os ataques de Harvey cresceram de maneira mais ousada e violenta após a sua mudança para Nova York em 1947. Ele acabou sendo preso por uma série de assaltos e condenado de cinco a dez anos em Sing Sing. Os Psiquiatras Prisionais diagnosticaram Glatman como Psicopata. Seus problemas psiquiátricos não impediram que ele fosse um modelo de prisioneiro, no entanto e ele foi solto em 1956.

Em 1957 Glatman havia se mudado para Los Angeles e estava trabalhando como reparador de televisão. Nessa época ele já não se satisfazia apenas ao acariciar as mulheres que ele amarrava e amordaçava, e nem quando as forçava a abraçá-lo enquanto eles assistiam a sitcmns na TV. Harvey já estava beirando os 30 anos quando decidiu perder a virgindade, e estava ansioso para experimentar o seu brinquedo sexual favorito, um pedaço de corda, em alguém que não fosse ele mesmo.

Em agosto de 1958, aos 29 anos de idade Harvey Glatman tinha encontrado uma bela jovem loira com quem ele iria perder a virgindade - ela também seria, muito provavelmente, a sua primeira vítima de assassinato.


JUDY DULL


Judy Ann Dull de 19 anos, era apenas uma pequena mulher que não havia sido incomodada por Harvey Glatman em nenhuma outra circunstância, exceto quando ela foi encontrada em 1º de Agosto de 1958. Ela foi estrangulada pelo seu marido e eles tiveram que confiscar seus bens em uma batalha pela custódia da filha de 14 meses. Quando Judy, uma modelo pin up, recebeu a ligação de um cara chamado Johnny Glinn oferecendo valor de R$ 50.000 como pagamento para que ela posasse para ele, ela aceitou a oferta.

Judy dividia um apartamento em West Hollywood com outras duas modelos pin-up, Betty Carver (18) e Lynn Lykles (22), e quando um homem de óculos brilhantes chegou para buscar e levarJudy para a sessão de fotos nenhuma das mulheres sentiram-se ameaçadas por ele, que ainda deixou seu número de telefone com Betty. Embora Johnny não parecesse assustador, ele eraa peculiar. Betty disse:

"Eu sabia que havia algo estranho nesse homem. Ele disse que queria fotografar pin-ups . No entanto, ele disse pra ela (Judy) levar uma seleção de roupas de rua, e foi o que ela fez".

As colegas de quarto de Judy Dull nunca mais a viram.

Quando Judy não voltou da sessão de fotos, Betty ligou para o telefone que Johnny havia deixado com ela, mas o local não era um estúdio de fotografia como ele disse, era uma loja de máquinas e lá ninguém nunca tinha ouvido falar de um Johnny Glinn . Betty e Lynn chamaram a polícia.

O Xerife do Condado de LA emitiu um boletim de emergência com todas as características de Glinn, que foi descrito como possuindo 1,85 de altura, 150 quilos, cabelos castanhos, tez verde-oliva,  e usava de óculos de aros de tartaruga.

Poucos dias depois do desaparecimento de Judy, seu ex-marido de 24 anos de idade, Robert L. Dull ganhou a custódia de sua filha Susan. Robert testemunhou que antes de desaparecer, Judy tinha deixado a criança sozinha em casa "em um estado imundo". Ninguém no tribunal soube que já não importava que tipo de mãe Judy tinha sido, ou poderia ter se tornado, ela nunca iria ver sua menina novamente.

O corpo de Dull Judy Ann cadáver foi encontrado a cerca de 160 metros pra fora de uma rodovia, e a quatro e meio km a oeste de Indio. A corda que tinha sido usada para amarrá-la e matá-la tinha sido levada por seu assassino; pois ele iria usá-la novamente. A cova não era profunda o suficiente para dissuadir os animais do deserto, que arrancaram pedaços de carne de Judy. Seus ossos seriam descoberto em Dezembro, mas ela não pôde ser identificada até alguns meses depois.


Fotos de Judy amarrada








                     SHIRLEY BRIDGEFORD




A divorciada e mãe de dois filhos Shirley Ann Bridgeford de 24 anos, foi dada como desaparecida em meados de março de 1958. Shirley estava tentando voltar a namorar e havia ingressado em um Clube de Corações Solitários. Ela tinha ido a um baile com um homem cujo nome era George Willams. A polícia disse que havia um homem com esse nome registrado no clube, mas com um endereço inexistente. Misteriosamente, a descrição da Williams no registro do clube não correspondia com a do homem que pegou Shirley naquela data.


Os amigos e parentes de Shirley vasculharam pilhas de fotos da polícia, em um esforço para identificar George Williams. Detetives admitiram que eles ter poucas provas para seguir adiante com o caso. Williams pode ter ido a um encontro com uma secretária em Hollywood, dois dias antes dele ter se registrada no Clube de namoro, mas a polícia não poderia dizer com certeza que o homem sequer existia.


O homem que tinha levado Shirley não ia ser encontrado nos livros de registros. O homem era Glatman, ele a levou para um deserto perto de San Diego, tirou fotos dela amarrada e chorando, estuprou ela várias vezes mais e então a estrangulou e deixou o corpo coberto de mato. Enquanto seus entes queridos mantinham a esperança, o corpo de Shirley tal qual o de Judy Dull, estava sendo devastado pelo sol do deserto e animais do calor.



Fotos de Shriley amarrada



RUTH MERCADO





Ruth Mercado foi dado como desaparecida de sua casa que ficava na W. Pico Avenue em 27 de julho de 1958 por seu proprietário, quatro dias depois que ela partiu para uma sessão de fotos com um homem desconhecido. Seu senhorio abriu a porta de seu quarto quando ele começou a se preocupar com ela. Ele encontrou um pequeno cão e dois periquitos perto da morte por fome e falta de água.


Ruth não estava em Los Angeles fazia muito tempo. Ela havia vindo de Nova York, assim como Glatman teve. Desde que chegou na costa oeste Ruth havia trabalhado como modelo pin up e também trabalhou como stripper sob o nome de Angela Rojas. 

Glatman fez ela entrar a força no seu apartamento no bairro de Wilshire em Los Angeles, a amarrou, a estuprou várias vezes e tirou várias fotografias. Depois, ele a levou para o deserto perto de San Diego. Desta vez, ele levou comida e bebida para que ela pudesse apreciar um piquenique. Glatman passou a maior parte do dia estuprando a garota e tirando fotos dela. Ruth Glatman pediu para deixá-la ir, para que ela pudesse alimentar seu papagaio de estimação e ele ficou fortemente tentado.

 "Eu gostava dela", ele disse mais tarde à polícia. Mas ele decidiu que ela tinha de morrer e a matou na noite seguinte. Seu corpo foi coberto com escovas e detritos por seu assassino, e tinha sido deixado para se decompor em um local remoto no caminho para "Escondido".



Harvey Glatman tinha saído impune com os assassinatos de três  "glamour girls" de LA, mas em outubro de 1958, ele iria se envolver com a mulher errada.


Fotos de Ruth Mercado amarrada




A SOBREVIVENTE - LORRAINE VIGIL


Lorraine Vigil de 28 anos de idade, havia se registrado em uma agência de modelos em Hollywood e estava prestes a sair em busca do seu primeiro emprego. A agência telefonou para lhe dizer que um cliente iria buscá-la em casa, na 6th Street casa e levá-la para o estúdio para algumas fotos.

Lorraine diria mais tarde: 

"Eu achei estranho ele vir pessoalmente até a minha casa, mas eu não estava alarmada. Ele disse que seu nome era Frank Johnson. Ele era um homem magro. Quando eu fui com ele, percebi que ele não estava me levando para Hollywood e perguntei-lhe o porquê. Ele disse que estávamos indo para seu estúdio.

lorraine paper crop
Ela continuou:

"Eu não estava assustada, até o momento em que entramos no Santa Ana Freeway e ele começou a dirigir em uma velocidade muito alta. Ele não respondia às minhas perguntas e nem mesmo olhava para mim. Nós finalmente chegamos a um ponto de uma pequena estrada lateral e parou ao lado da rodovia. Ele disse que estava com o pneu furado. De repente, ele sacou uma arma e apontou para mim. "

Impulsionada por pura audácia, Lorraine agarrou o cano da arma! Glatman estava enfurecido, ele disse:

"Eu sou um ex-presidiário e eu vou te matar. Eu não dou a mínima se eu ir para a câmara de gás. "

Lorraine ainda estava segurando a arma e gritando, quando Glatman pegou um pedaço de corda que estava no banco, e tentou forçar a mão que não estava segurando a arma em suas costas!

"Apenas faça o que eu digo e você não vai se machucar", disse ele.

Felizmente para Lorraine,  ela sabia que tinha feito besteira quando ouviu isso.

"Eu sabia que ele iria me matar e que eu não iria escapar da arma. De alguma forma com a outra mão, eu abri a porta do meu lado e nós dois caímos na rua. Nós rolamos para o acostamento da estrada. Carros, milhões de carros passaram, mas nenhum parou. Uma vez que a arma disparou, a bala atravessou minha saia e terrivelmente queimou a minha coxa. Eu nunca vou esquecer o som horroroso da bala. "


Harvey estava apenas começando a ter uma amostra do que Lorraine era capaz:

"Eu mordi seu pulso e ele gritou, e de repente eu descobri que eu estava com a arma na minha mão. Virei ele de bruços e apontei arma para ele. Se eu soubesse como atirar, acredito que eu poderia tê-lo matado. Mas ele apenas ficou lá me olhando, e depois de um tempo a polícia chegou. "

Para muitos, em homenagem à Lorraine deveria ter sido feito desfile com direito a ganhar a chave da cidade, qualquer cidade, -  pois ela não só salvou a sua própria vida, como também acabou com a curta carreira assassina de Glatman. Infelizmente para Lorraine seus empregadores, Mr. & Mrs. Harry Ellis, com quem residia, não apreciaram a notoriedade.

A Sra. Ellis disse aos repórteres que ia pedir para Lorraine se mudar!

"Eu não gosto dessa publicidade." Disse a Sra Ellis. "Eu avisei Lorraine sobre os perigos de ser uma modelo, mas ela não quis me ouvir."


Lorraine respondeu:

"Foi o meu primeiro e único emprego", acrescentou Lorraine. "Eu acho que eu me inscrevi para esse tipo de vaga porque eu estava sozinha."

admits slaying_headline
Uma vez sob custódia, Glatman foi com os policiais em uma excursão pelos locais de despejo dos corpos das suas três vítimas: Judy Dull, Shirley Bridgeford e Ruth Mercado.

Glatman ostentava aos policiais sobre como ele havia realizado seus ataques:

"Com cada uma eu fiz isso da mesma maneira. Depois que as ataquei, eu sabia que tinha que matá-las, para que elas não pudessem me identificar ou identificar o meu carro. Dessa forma, eu gostava de dirigir no deserto, por vezes com o pretexto de tirar mais fotos, por veze, sem qualquer motivo ".

31 de Outubro de 1958. Santa Ana: Harvey Glatman Murray, 30, Los Angeles, é mostrado em três expressões após confessar o assassinato de três mulheres e o assassinato pretendido da quarta.(Bettmann / Corbis)



"Gostava de fazê-las se ajoelharem. Com cada uma foi a mesma coisa. Com a arma em punho, eu gostava de amarrar este pedaço de 5 metros de corda em torno de seus tornozelos. Depois disso eu puxava a corda e a colocava em torno do pescoço. Eu me mantinha nessa posição, sempre puxando a corda até que elas desistissem de lutar. "

Harvey disse aos investigadores que ele havia enterrado Judy Dull em uma sepultura rasa de areia, mas que não sepultou Shirley Bridgeford; porque ele caminhou com ela "quase um quilômetro para o deserto e não achava que alguém pudesse encontrá-la lá. "
Glatman com Dan Rios à direita, John Baker no centro e James Sands do escritório do xerife.(Bettmann / Corbis)


Pela primeira vez na sua vida patética, Harvey Glatman foi o centro das atenções e ele parecia se deliciar com isso. Ele explicou em detalhes macabros como Ruth Mercado tornou-se sua vítima final. Ele disse que tinha falado pela primeira vez com ela através de um anúncio publicitário sobre modelos. Mas quando ele foi buscá-la, ela estava muito doente para sair. Ele saiu por pouco tempo, mas voltou e não encontrou nenhuma luz acesa no apartamento dela. Ele estava em uma encruzilhada - deveria seguir em frente com seu plano? Ele parou em um bar para contemplar o seu próximo movimento. Lá decidiu dirigir ir até o lugar uma última vez, e quando viu que havia uma luz acesa, ele bateu em sua porta.
glatman_mercado

Harvey passou a noite no apartamento de Ruth a estuprando repetidamente com uma arma. Na manhã seguinte, ele a obrigou a caminhar até o carro que estava estacionado a alguns quarteirões de distância.
Harvey disse aos policiais que ele não queria matar Ruth:

"Ela era uma que eu realmente gostei. Então eu disse a ela que estávamos indo para um lugar deserto, onde eu não seria incomodado enquanto eu tirava mais fotos. Fomos até o distrito "Escondido" e passamos a maior parte do dia no deserto. Eu tirei um monte de fotos e tentei descobrir como mantê-la sem precisar matá-la. Mas eu não podia chegar a qualquer resposta, então eu saí em busca da corda e fiz com ela o mesmo que fiz com as outras. Eu empilhei algumas escovas e detritos sobre o seu corpo e a deixei lá ".

Glatman deixou o cadáver de Ruth nu, e levou para casa roupas com exceção da calcinha, que ele jogou de seu carro no caminho de volta para Los Angeles. Os policiais encontraram as meias e uma foto de Ruth quando revistaram seu apartamento.

Cada uma das mulheres que Glatman atacou havia sofrido durante horas antes de morrer. Elas tiveram de suportar múltiplos estupros e uma maior humilhação, a de posar para fotografias de modo que Harvey as teria como troféus. Robert D. Keppel (aposentou-se como investigador-chefe criminal do gabinete da Procuradoria Geral da República do Estado de Washington; autor de Riverman) disse isso sobre fotos de Glatman, particularmente sobre os tiros post-mortem:

"Elas ficaram ainda mais horripilantes para a polícia porque revelavam a verdadeira natureza de Glatman. Elas mostraram o modo que o assassino tinha posicionado suas vítimas e a depravação psicológica evidenciada eram profundamente revoltantes. O fato de que um ser humano pode revelar as profundezas de sua própria fraqueza e sentimentos de insignificância através de fotografias era algo que os investigadores não tinham visto antes."

As fotografias de bondage que Glatman tirou das suas modelos seguiram  um padrão que foi verdadeiramente horrível. A seguinte citação vem do livro de Robert Keppel, sobre a assinatura dos assassinatos:

"Elas eram imagens da metodologia detalhada dos assassinatos de Glatman, que mostrou uma sequência de terror por recriar todo o arco psicológico do crime. Ele primeiro fotografou cada vítima com um olhar de inocência em seu rosto, como se estivesse realmente desfrutando de uma sessão de fotos. A próxima série representava a visão de um sádico,onde a expressão de uma vítima sexualmente aterrorizada com o horror iminente de uma morte lenta e dolorosa estava gravada em seu rosto. O quadro final representava a posição da vítima que o próprio Glatman tinha organizado depois que ele a estrangulava ".

Shirley, Ruth, Judy
Shirley, Ruth e Judy
Os policiais esperavam conseguir esclarecer os homicídios não solucionados de mais mulheres quando resolveram passar Glatman por um detector de mentiras resultando em horas de interrogatório; mas ficariam decepcionados. Herman Zander disse:

"Não há nada que indique que Glatman está conectado com quaisquer outros crimes neste momento.

A psicologia de um assassino não é uma coisa certa, mas acredito que, se Glatman tivesse cometido outros assassinatos, ele ficaria muito satisfeito em levar o crédito por eles. Ele não conseguia manter a boca fechada, especialmente sobre sua corda."

"Parece que eu sempre tive um pedaço de corda em minhas mãos quando eu era criança", ele disse aos policiais ... Eu acho que eu estava fascinado por tipos de corda."


Harvey levou policiais em viagens de campo para os locais de despejo do corpo de suas vítimas. Ele os levou para um lugar onde os restos de Judy Dull tinha sido encontrada em Dezembro de 1957. Ele contou a história de seu assassinato sem demonstrar  remorso. Ele disse que depois de ter fotografado e estuprado Judy em seu apartamento em Melrose Avenue, na noite de 01 de agosto de 1957, ele amarrou as mãos dela e a conduziu ao deserto para matá-la. Ele nunca revelou suas intenções com ela - na verdade, ele levou Judy fazendo-a acreditar que ele ia liberá-la em Blythe e colocá-la em um ônibus.

Mesmo quando eles pararam perto de Indio, Glatman disse a Judy que era para que ele pudesse estuprá-la novamente, o que ele fez. Em seguida ele amarrou suas mãos e pés, colocou a corda em volta do seu pescoço e puxou com força, enquanto pressionava o joelho em suas costas até que ela estivesse morta. Ele deixou o seu corpo em uma cova rasa na areia.


Harvey confessou para os policiais que ele havia seguido praticamente o mesmo padrão em cada um de seus assassinatos posteriores.




Os Crimes de Glatman foram cometidos em mais de um município, mas ele foi entregue a San Diego County para a acusação nos assassinatos de Shirley Bridgeford e Ruth Mercado. Contra o conselho de sua mãe e seu advogado, que queria que ele alegasse insanidade, Harvey optou por uma confissão de culpa e eloquentemente defendeu sua própria execução.

"Eu acho",
disse ele, "que os culpados devem receber uma sentença adequada. Eu não acho que essas pessoas (seu advogado e sua mãe) realmente acreditam que eu sou ou era louco. Esta é apenas uma manobra dilatória. Minhas ações justificam meu apelo anterior. Gostaria de ser executada do que passar o resto da minha vida atrás das grades. "

Ele afirmou que, se ele continuasse vivo, ele ia fazer todos os esforços para escapar de modo e ele iria cometer estupro e matar novamente. Glatman avisou que a próxima mulher que ele viesse a abusar e assassinar poderia ser uma das esposas ou filhas dos jurados ou do juiz. 

O Juiz John A. Hewicker não estava acostumado que os réus de possíveis casos de crime capital se declarassem culpados, muito menos que exigissem a sua execução. Ele disse:

"Você percebe que você é susceptível de ser condenado à morte? Você pode pensar que isso é o que você quer agora, mas conforme o tempo for se aproximando, você pode pensar de forma diferente. "
Glatman disse que entendia o resultado provável de sua confissão de culpa e esperava que isso acelerasse o processo. O Juiz Hewicker foi pego de surpresa, mas decidiu continuar com o caso.

Em 17 de dezembro de 1958, o juiz John A. Hewicker declarou Harvey Glatman de 31 anos um reparador de televisões velhas, culpado dos assassinatos de Shirley Bridgeford e Ruth Mercado.

Ele teve a sentença que pediu, quando, obviamente, contra sua vontade, um apelo foi feito em seu nome, Glatman escreveu uma carta ao juiz dizendo:"Eu só quero morrer".Mas lhe foi explicado que esses apelos são automáticos na Califórnia para um caso de pena de morte. O apelo não fez uma diferença significativa, pois o
 Estado cumpriu o desejo de Glatman e o enviou para a câmara de gás da San Quentin State Prison em 18 de setembro de 1959. 

Glatman também é suspeito do assassinato de "Boulder Jane Doe", uma vítima cujo cadáver foi descoberto por caminhoneiros, perto de Boulder- Colorado, em 1954. Sua identidade permaneceu um mistério durante 55 anos. 

Foto: AP
Foto divulgada pela família mostra Dorothy Gay Howard aos 15 anos.
Em outubro de 2009, o escritório do Xerife do Colorado foi notificado pelo Dr. Terry Melton, da Mitotyping Tecnologies em State College, Pensilvânia, que o seu laboratório tinha feito um teste do “perfil de DNA de Jane Doe" e que se tratava de uma mulher vítima de assassinato e não identificada que há muito tempo tinha sido dada como desaparecida pela irmã. A identificação positiva da "Boulder Jane Doe" era de uma mulher de 18 anos, de Phoenix, Arizona, chamada Dorothy Gay Howard.

Lápide original de Jane Doe, no Columbia Cemitério, foi incorporado um novo nome para Dorothy Gay Howard.


Jack_Webb_Dragnet    Harvey foi inteligentemente ridicularizado na DRAGNET 1966, um programa de televisão:
Negler: A razão pela qual eu matei essas garotas é que elas me pediram. (pausa) Elas fizeram isso; todas elas.

Joe Friday: Pediram-lhe?

Negler: Claro. Elas disseram que prefiriam morrer do que ficar comigo.

Mais Fotos do Caso:















2 comentários:

  1. Top , li um pouco da história no livro, Anatomia do Mal, de Harold schechter , e vim da uma pesquisada mais afundo no caso , também gosto de psicologia , principalmente criminal!! Amo.!

    ResponderExcluir