Essa comunidade é o reduto das pessoas interessadas nessas duas especialidades da ciência criminal, que até então não tinham como discutir, trocar informações e novidades sobre a criminologia e psicologia forense.

Postagem em destaque

Serial Killers - Parte XI - Mitos Sobre Serial Killers Parte 6

#6: ELES SÃO TODOS BRANCOS Contrariando o mito popular, nem todos os serial killers são brancos. Serial killers existem em todos os gr...

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Saiba como foi a 1º CRIMINAL CON!




No último Sábado (10/12), ocorreu na Biblioteca Pública Viriato Corrêa na Vila Mariana, a 1º edição da Criminal Con. A Criminal Con é uma convenção que foi idealizada pela queridíssima Márcia Klimiuc, e é voltada para todos os amantes de Séries Policiais e de Investigações Criminais de São Paulo.

O Evento (Gratuito!) contou com organizadores apaixonados pelo tema e reuniu um time de profissionais da área pra ninguém botar defeito. 




A abertura do evento contou com a apresentação de um clipe de séries policiais antigas, seguida de uma palestra ministrada por Sérgio Pereira Couto que é jornalista e escritor especializado em história do esoterismo, da ciência criminal, de teorias de conspiração e das sociedades secretas.


Sérgio contou um pouco da sua trajetória como escritor e também de algumas curiosidades relacionadas a literatura policial. Suas principais obras do gênero criminal são: 

- Investigação Criminal (republicado com o nome Mentes Criminosas)
- Mentes Sombrias (continuação de Mentes Criminosas)

Pegando um gancho na questão da literatura policial, Sergio aproveitou para apresentar o próximo palestrante do dia: Tito Prates.


Tito Prates é um dentista e administrador de empresas que tem uma paixão literária tão forte que o torna incomum. Tito é mais que um fã, é um profundo conhecedor da carreira artística e da vida pessoal de Agatha Christie. E seu conhecimento é tamanho que Tito recebeu o cargo de embaixador brasileiro de Agatha Christie, concedido por Mathew Prichard, neto e administrador do legado da escritora. 



Tito explicou como começou o seu fascínio por Agatha Christie, contou curiosidades sobre autora que até então eram desconhecidas do público; e disse ainda o que levou ele a querer escrever uma biografia sobre a a autora e qual é o diferencial da sua obra. Trocando figurinhas com Sérgio Couto, Tito empolgou os fãs do da autora que estava presentes, começando o evento com o pé direito.


Seu livro: Agatha Christie From My Heart – Uma Biografia de Verdades

Para fechar o primeiro o primeiro bloco do evento, o sorteio de alguns livros foi realizado e depois foi exibido o Episódio "Dupla exposição" da 3º temporada da Série Columbo.

Columbo é uma premiada série policial dos anos 1970 estrelada pelo ator Peter Falk. A série revolucionou as histórias de detetives, pois ao contrário do que geralmente ocorre em filmes policiais, cada episódio sempre começa mostrando claramente quem é o assassino e os pormenores de como cometeu o homicídio. Todos os crimes da série têm um ponto em comum: o criminoso monta um álibi que parece perfeito, e Columbo com o seu jeito desengonçado e  peculiar nunca é levado a sério apesar de ser o responsável pelas investigações. Porém a sua inteligência e a sua atenção aos detalhes aparentemente insignificantes, o faz solucionar os crimes com brilhantismo!


Após a exibição do episódio e alguns comentários, houve uma pausa para descanso/almoço. O público foi convidado a participar de uma investigação montada, com direito à análise de cena do crime e caça à pistas espalhadas por toda a biblioteca; além da possibilidade de conversar com os autores presentes e adquirir os seus livros. Maravilhoso né?
Cena do Crime

Márcia ajudando o público na análise da cena

Durante todo o evento, os organizadores estava caracterizados como peritos e simulavam algumas funções que normalmente são realizadas por esses profissionais

Público analisando a cena do crime




Vítima


Após o intervalo, a abertura do bloco da tarde contou com a apresentação de um clipe de séries policiais atuais. Em seguida o Perito Criminal Marcos Alexandre falou um pouco da sua trajetória (pois também é Advogado e Jornalista), nos contou como foi parar na Polícia e fez um relato apaixonado e inspirador sobre a profissão e sobre a importância da ética na Polícia e na Mídia.




Após compartilhar sua incrível experiência e tirar dúvidas do público, Marcos se disponibilizou para continuar atendendo o público na sala temática enquanto outro episódio era exibido. 
Márcia Klimiuc

A organizadora do evento 
Márcia Klimiuc explicou o motivo da ausência de um dos palestrantes (Marli Bortoletto dubladora da personagem Bones do seriado de mesmo nome); fez outro sorteio e apresentou a exibição de um episódio de Bones (Lixo Tóxico, 5º Temporada) e CSI Las Vegas ( Episódio 10, 1º Temporada).



A série BONES trata de investigação em casos de assassinato tratados pelo (FBI) envolvendo restos mortais das vítimas - especialmente ossos - que são analisados pelos pesquisadores do "Jeffersonian Institution" 


CSI: Crime Scene Investigation (CSI: Investigação Criminal no Brasil e CSI: Crime Sob Investigação em Portugal) foi uma popular e premiada série dramática americana exibida pelo canal CBS. A série é centrada nas investigações do grupo de cientistas forenses do departamento de criminalística da polícia de Las Vegas, Nevada. Estes cientistas desvendam crimes e mortes em circunstâncias misteriosas e pouco comuns.


Após a exibição desses episódios a organizadora do evento apresentou o próximo palestrante, o Perito Criminal Claudemir Dias que apesar de jovem é Biólogo e vem construindo uma carreira premiada dentro da Polícia.



Claudemir iniciou falando um pouco da sua carreira e da sua paixão pela Ciência Forense; e com uma didática dinâmica explicou um pouco sobre as verdades e os mitos relacionados à Ciência Forense que está por trás dos episódios exibidos. Com uma linguagem simples explicou alguns conceitos e técnicas, e alertou o público para o fato de manter o discernimento ao assistir qualquer série criminal.


Após sua estimulante palestra, Claudemir topou analisar a conclusão da simulação de investigação realizada por alguns participantes. Seis participantes que acharam pistas marcadas tomaram a frente do evento; 3 deles seriam os Psicopatas (mandantes do crime) e os outros 3 seriam os Suspeitos (assassinos) onde baseados nas provas colhidas e nas observações da cena do crime cada um deveria dar a sua versão do que ocorreu bem como seus motivos. O psicopata e o suspeito que mais se aproximassem da realidade ganhariam um livro.

Os participantes demonstraram muita criatividade e depois que os devidos prêmios foram dados, o evento chegou ao seu 3º e último bloco. Um episódio da série Lie To me seria exibido antes da próxima palestra, porém o evento estava indo além do horário esperado e o público apesar de empolgado já estava cansado, então os organizadores resolveram não exibir o episódio e ir direto para a última palestra.

Resultado de imagem para lie to me

Lie To Me é uma série televisiva americana. O personagem principal, Dr. Cal Lightman (interpretado pelo ator Tim Roth), é auxiliado por sua parceira Dr. Gillian Foster, que juntos detectam fraudes, observando a linguagem corporal e as Micro expressões faciais, e usam esse talento para assistenciar na obediência às leis com a ajuda do seu grupo de pesquisadores e psicólogos. O personagem Dr. Cal Lightman é baseado em Paul Ekman, notável psicólogo e expert em linguagem corporal e expressões faciais. 

O legado de Paul Ekman tem conquistado especialistas de todas as partes do mundo, e aqui no Brasil existe uma empresa que desenvolve o mesmo trabalho que é mostrado na série. Essa empresa é a IMELCO, e dois especialistas dessa empresa foram os responsáveis pela última palestra do evento!


Os especialistas convidados foram Marcos Roberto e Thiago Luigi. Marcos Roberto é Bacharel em Direito, se aprofundou nos estudos e pesquisas de Paul Ekman, e nos últimos anos vem atuando como especialista na área de Microexpressão Facial, Linguagem corporal, e Detecção de Mentiras. Possui certificações internacionais na área e atualmente é cofundador, sócio-diretor e professor do IMELCO.



Marcos e Thiago contaram um pouco sobre o trabalho deles na IMELCO sobre a variedade de casos que eles atuam prestando consultoria, o reconhecimento do trabalho deles pelo Paul Ekman, e o quanto essa ciência que ainda é considerada nova vem crescendo nos últimos anos. 



Através de um trecho da série Lie to Me e de trechos de entrevistas com diferentes personalidades, demonstraram (na medida do possível) como eles detectam inconsistências e mentiras através das microexpressões. Esclareceram ainda quais as diferenças entre alguém que é considerado um Psicopata e alguém "normal", e contaram um pouco sobre alguns casos nos quais atuaram. Durante essa aula, eles premiaram as pessoas que identificassem certas emoções ou inconsistências com cursos e livros; deixando os outros participantes com um gostinho de quero mais.



O evento que estava marcado para acabar às 18 hrs, MAS se estendeu até às 22 horas! O pessoal estava muito cansado, mas ao mesmo tempo querendo outra edição no dia seguinte! haha 


O Criminal Con foi uma ideia inovadora, e que oferece ao público conhecimento e ao mesmo tempo entretenimento gratuitamente; porém das 200 pessoas inscritas nem 50% compareceram...O que me faz pensar: Porque? 

Quase todos os dias alguém me escreve, querendo saber de cursos ou eventos relacionados à área criminal com um preço ACESSÍVEL....mas quando um evento gratuito e bacana como esse acontece, são poucos os que comparecem. É triste, mas precisamos entender que para a área criminal crescer aqui no Brasil e abrir mais portas para novos profissionais, nós precisamos apoiar, contribuir e comparecer nos eventos. Caso contrário a dificuldade de encontrar mais oportunidades na área ou cursos bons e com preços acessíveis nunca vai diminuir.


Olha eu sendo "fichada" :


Samir Mourad, Samir Fabiano, Márcia e Nogueira - idealizadores do evento
Bem, espero que através desse breve resumo eu tenha conseguido passar um pouquinho de como foi interessante e divertido esse evento, e que lendo esse artigo vocês se sintam estimulados a comparecerem em peso na próxima edição.

Fiquem ligados, e até a próxima ;)









2 comentários:

  1. Amei a cobertura, minha querida! O evento foi mesmo intenso e rico por todos que compareceram e toparam nossa imersão no mundo da perícia. Fique ligada e esteja com a gente. Já estamos preparando o próximo... Mil beijos e obrigada por toda a cobertura. Sensacional!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço pela experiencia maravilhosa!Estou ansiosa pela edição de 2017!

      Excluir