Essa comunidade é o reduto das pessoas interessadas nessas duas especialidades da ciência criminal, que até então não tinham como discutir, trocar informações e novidades sobre a criminologia e psicologia forense.

Postagem em destaque

Serial Killers - Parte XI - Mitos Sobre Serial Killers Parte 6

#6: ELES SÃO TODOS BRANCOS Contrariando o mito popular, nem todos os serial killers são brancos. Serial killers existem em todos os gr...

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Caso da Semana: John Wayne Gacy O Palhaço Assassino Parte II


Desaparecidos

Com dezessete anos de idade, Johnny Butkovich era como a maioria dos jovens que gostavam de carros e ele tinha muito orgulho de sua Dodge 68 em que ele estava trabalhando continuamente. Ele particularmente gostava de correr com seu carro, um hobby que custava caro para um jovem de dezessete anos. A fim de pagar por peças novas para sustentar seu hobby, ele sabia que tinha de conseguir um emprego.

Johnny começou a fazer obras de remodelação para Gacy no PDM Contractors - um trabalho que ele gostava e que pagava bem. Ele e Gacy tinham uma boa relação de trabalho, o que fez as longas horas passarem mais rapidamente. No entanto, sua relação de trabalho terminou abruptamente quando Gacy se recusou a pagar Johnny por duas semanas de trabalho - algo queGacy fez muitas vezes aos seus empregados, a fim de economizar dinheiro para si mesmo.

Irritado que Gacy tinha retido seu pagamento, Johnny foi até a casa de seu chefe com dois amigos para recolher o que ele acreditava que era seu por direito. Quando Johnny o confrontou sobre seu cheque de pagamento, Gacy se recusou a lhe pagar. Johnny ameaçou dizer às autoridades que ele não estava fazendo a dedução de impostos sobre os seus ganhos. Gacy estava furioso e gritou com ele. Finalmente, Johnny e seus amigos perceberam que havia pouco que pudessem fazer e deixaram a casa de Gacy. Johnny deixou seus amigos em sua casa e foi embora, para nunca mais ser visto com vida novamente.

Michael Bonnin, também com dezessete anos, não era muito diferente de Johnny no fato de gostar de trabalhar com as mãos. Ele gostava especialmente de fazer trabalhos evolvendo madeira e carpintaria, e ele muitas vezes se ocupava com vários projetos ao mesmo tempo. Em junho de 1976, ele quase terminou o trabalho de restauração de uma velha Junkebox, mas ele nunca teve a chance de terminar o trabalho que ele havia começado. Enquanto caminhava para pegar um trem para atender o irmão de seu padrasto, ele desapareceu.

Billy Carroll, Jr. era o tipo de garoto que parecia estar sempre se metendo em apuros desde que seus pais poderiam lembrar. Com a idade de nove anos, ele estava em uma casa juvenil por roubar uma bolsa, e aos onze anos ele foi pego com uma arma. Billy era travesso e passou a maior parte de seu tempo nas ruas da parte alta da cidade, Chicago. Na idade de 16 anos, Billy estava fazendo dinheiro, organizando encontros entre meninos homossexuais adolescentes e a clientela adulta de uma comissão. Embora Billy tivesse uma história muito diferente de Michael Bonnin e Johnny Butkovich, todos eles tinham uma coisa em comum - John Wayne Gacy, Jr. Assim como Johnny e Michael, Billy também desapareceu de repente. Em 13 de junho de 1976, Billy deixou sua casa e nunca mais foi visto com vida novamente.

Billy Caroll


O primeiro link

Gregory Godzik amava seu trabalho com a Empreiteiros PDM e ele não se importou em fazer os bicos que seu chefe exigia dele, como o trabalho de limpeza. O dinheiro de seu trabalho também permitiu que ele comprasse peças para seu carro Pontiac 1966, um hobby demorado. Ele estava orgulhoso de seu carro. Em 12 de dezembro de 1976, Gregory saiu de casa para encontrar uma garota que ele tinha uma queda e foi pra casa dela. No dia seguinte a polícia encontrou seu, mas Gregory tinha desaparecido. Ele tinha dezessete anos de idade.
Greg Godzik
Em 20 de janeiro de 1977, John Szyc de 19 anos também desapareceu bem como os outros jovens antes dele. Ele havia saído com seu Plymouth 1971 Satélite e nunca mais foi visto com vida novamente. Curiosamente, pouco tempo depois do desaparecimento, outro adolescente foi pego pela polícia em um Plymouth 1971 Satellite ao tentar sair de um posto de gasolina sem pagar.

O jovem disse que o homem que o vendeu o carro poderia explicar a situação. O homem era Gacy, que explicou à polícia que Szyc tinha vendido o carro pra ele. A polícia nunca verificou que o título de carro tinha sido assinado 18 dias depois do desaparecimento de Szyc, com uma assinatura que não era a sua. No livro The Man Who Killed Boys, o autor aponta que Szyc tinha conhecido não só Gregory Godzik e Johnny Butkovich mas também, "foi um conhecido de John Gacy, embora ele não tinha trabalhado para a Contractors PDM".

Robert Gilroy era um ávido campista e amante de cavalos. Em 15 de setembro de 1977, o menino de 18 anos deveria pegar um ônibus com os amigos para andar a cavalo, mas ele nunca apareceu. Seu pai, que era um sargento da polícia de Chicago, imediatamente começou a procurar por Robert quando soube que seu filho estava sumido. Apesar de uma investigação em grande escala ter sido montada por seu filho, Robert estava longe de ser encontrado.

Mais de um ano depois, outro jovem chamado Robert Piest desapareceria misteriosamente. A investigação sobre o seu desaparecimento levaria não só a descoberta de seu corpo, mas os corpos de Butkovich, Bonnin, Carroll, Szyc, Gilroy e 27 outros jovens que haviam sofrido destino semelhante. Seria uma descoberta que iria abalar os alicerces de Chicago e chocar toda a América.

Robert Piest tinha apenas quinze anos quando desapareceu da farmácia de onde ele ele estava trabalhando apenas alguns minutos mais cedo. Sua mãe, que tinha vindo para buscá-lo no trabalho, estava esperando dentro da farmácia por Robert, que tinha dito que voltaria depois que falasse com um empreiteiro que havia lhe oferecido um emprego. No entanto, Robert nunca mais voltou. Sua mãe começou a se preocupar. Ela procurou dentro e fora da farmácia, mas Robert estava longe de ser encontrado. Três horas depois do desaparecimento de Robert, o Departamento de Polícia de Des Plaines foi notificado. O Tenente Joseph Kozenczak liderou a investigação.


Robert Piest
Logo depois de saber o nome do empreiteiro que havia oferecido o trabalho para Piest, o tenente Kozenczak bateu à porta do homem. Quando Gacy atendeu, o tenente disse perguntou a ele sobre o menino desaparecido e pediu para que Gacy fosse com ele até a delegacia de polícia para interrogatório.

Gacy disse que ele não poderia deixar sua casa no momento, porque houve uma morte recente na família e ele tinha que atender a algumas chamadas telefônicas. Gacy apareceu na delegacia horas depois e deu o seu depoimento à polícia. Gacy disse que não sabia nada sobre o desaparecimento do menino e deixou a estação após interrogatório.

Tenente Kozenczak decidiu verificar os antecedentes de Gacy no dia seguinte e ficou surpreso ao descobrir que Gacy tinha cumprido pena por ter cometido sodomia em um adolescente anos antes. Logo após a descoberta, o tenente Kozenczak obteve um mandado de busca para a casa de Gacy. Ele acreditava que lá ele encontraria encontrar Robert Piest.


Evidências

Casa de Gacy














Em 13 de dezembro de 1978, a polícia entrou na casa de John Wayne Gacy, em Summerdale Avenue. Gacy não estava em sua casa durante a investigação. Inspector Kautz foi encarregado de fazer o inventário de qualquer evidência recuperado que pode ser encontrado na casa. Alguns dos itens em sua lista que foram confiscados da casa de Gacy foram:

- Uma caixa de jóias contendo duas licenças de motorista e vários anéis, incluindo um que tinha gravado nele o nome da classe Maine West High School of 1975 e as iniciais JAS.

- Uma caixa contendo papéis de maconha e rolando.

- Sete filmes eróticos feitos na Suécia

- Pílulas incluindo nitrito de amila e Valium.

- Um canivete.

- Um pedaço de tapete manchado de sangue.

- As fotografias de farmácias e drogarias.

- Um livro de endereços.

- Uma corda.
Corda
- Livros como, Adolescentes apertadas, Os Direitos dos povos alegres, Bike Boy, pederastia: o sexo entre homens e meninos, vinte e um casos anormais, Sexo The American Bi-Centenário Guia Gay, Heads & Tails e A Grande Andorinha.

Livros encontrados

- Um par de algemas com chaves.

Outros itens encontrados
- Uma prancha de madeira de três metros de comprimento dois-por-quatro com dois furos em cada extremidade.

- Uma pistola italiana 6 milímetros.

- Emblemas da polícia.

- Um vibrador de borracha dezoito polegadas também foi encontrado no sótão sob isolamento.

- Uma seringa hipodérmica, uma agulha e uma pequena garrafa marrom.

- Roupas que eram muito pequenas para serem de Gacy.

- Um recibo de um rolo de filme com um número de série sobre ele de um Farmácia.

- Corda de nylon.

- Três automóveis pertencentes a Gacy também foram confiscados, incluindo uma picape 1978 - Chevrolet  com arado de neve anexado que tinha o nome de "Contractors PDM", escrito, um Oldsmobile Delta 88 e uma van com os escritos "Empreiteiros PDM" nas laterais. Dentro do porta malas do carro foram encontrados tufos de cabelo que foram posteriormente compatíveis com o cabelo de Rob Piest.


Para ampliar a investigação, a polícia verificou o espaço localizado abaixo da casa de Gacy. A primeira coisa que impressionou os investigadores foi um odor rançoso que eles acreditavam ser de esgoto. A terra no espaço estava coberta com cal, mas parecia ter sido intocada. A polícia não encontrou mais nada durante a sua primeira pesquisa e, finalmente, voltou para a sede para executar testes em algumas das provas e pesquisar o caso mais a fundo.

Gacy foi chamado ao departamento de polícia, e soube sobre os artigos que haviam confiscado. Gacy ficou furioso e imediatamente contatou seu advogado. A polícia não tinha nada para prendê-lo sob custódia e teve que soltá-lo depois de mais alguns questionamentos sobre o desaparecimento do menino Piest. Gacy foi colocado sob vigilância por 24 horas.

Durante os dias seguintes da busca da polícia na casa de Gacy, alguns de seus amigos foram chamados para a delegacia e foram interrogados. Gacy havia dito a seus amigos antes que a polícia estava tentando acusá-lo de um assassinato, mas alegou que ele não tinha nada a ver com uma coisa dessas. A partir das entrevistas, a polícia recolheu pouca informação sobre qualquer conexão entre Gacy e Robert Piest. Os amigos de Gacy não podiam acreditar que ele era capaz de matar um adolescente.

Frustrados pela falta de evidências que ligassem Gacy a Piest, os policiais decidiram prender Gacy por posse de maconha e Valium. Um fato desconhecido pela polícia na época, era que Gacy tinha recentemente confidenciado a um amigo e colega de trabalho um dia antes de sua prisão de que ele havia de fato matado o adolescente. Gacy confidenciou ainda que ele havia matado cerca de trinta pessoas, porque eles eram ruins e tentavam chantageá-lo.

Na época em que Gacy foi preso, ele estava aguardando um processo sobre o caso Ringall, no qual ele havia sido acusado de estupro. Determinado a encontrar seu estuprador, Ringall ficou na rodovia por meses esperando pelo carro que o faria se lembrar dos detalhes daquele dia. Finalmente, depois de horas de espera ele avistou o carro familiar e o seguiu, indo parar na casa de Gacy. Ao saber que o nome de seu estuprador era Gacy, ele imediatamente entrou com acusações de agressão sexual.

Policiais entrando na casa de Gacy
Finalmente, depois de intensa investigação e trabalho de laboratório em alguns dos itens confiscados pela polícia da casa de Gacy, eles vieram com uma evidência crítica contra Gacy. Um dos anéis encontrados na casa de Gacy pertencia a outro adolescente que havia desaparecido um ano antes, chamado John Szyc. Eles também descobriram que três ex-funcionários da Gacy também tinham desaparecido misteriosamente. Além disso, o recibo para o rolo de filme que foi encontrado na casa de Gacy tinha pertencido a um colega de trabalho de Robert Piest, que deu o rolo para Robert no dia de seu desaparecimento. Com as novas informações, os investigadores começaram a perceber a complexidade do caso que se desenrolava diante deles.

Policiais em frente a casa de Gacy
Não demorou muito para que os investigadores voltassem a casa de Gacy. Gacy tinha finalmente confessado à polícia que ele matou alguém, mas disse que tinha sido em legítima defesa. Ele disse que havia enterrado o corpo debaixo de sua garagem. Gacy disse à polícia onde poderiam encontrar o corpo e a polícia marcou o túmulo na garagem, mas eles não começaram a cavar imediatamente. Eles primeiro queriam vasculhar melhor o espaço sob a casa de Gacy. Não demorou muito para que eles descobrissem um monte de terra suspeita. Minutos depois de cavarem o túmulo suspeito, os investigadores encontraram os restos de um corpo.

Entrada da garagem
Naquela noite, o Dr. Robert Stein do Cook County Medical Examiner, foi chamado para ajudar na investigação. Após a sua chegada na casa de Gacy, ele reconheceu imediatamente um odor familiar - o cheiro característico da morte.


Stein começou a organizar a busca de mais corpos, marcando fora das áreas de terra em seções, como se fosse um sítio arqueológico. Ele sabia que a escavação de um corpo em decomposição deve ser feito com o máximo cuidado para preservar a sua integridade e a do túmulo. Ao longo da noite e nos dias que se seguiram a escavação avançou sob o olhar atento do Dr. Stein.





Contagem dos Mortos

Na sexta-feira, 22 de Dezembro de 1978, Gacy finalmente confessou à polícia que matou pelo menos 30 pessoas e enterrado a maioria dos restos mortais das vítimas sob o espaço embaixo de sua casa. De acordo com o livro Assassino Palhaço: Os assassinatos de John Wayne Gacy por Sullivan e Maiken, Gacy disse que " cometeu o seu primeiro assassinato em janeiro de 1972, e o segundo em janeiro de 1974, cerca de um ano e meio depois de seu casamento. " Ele ainda confessou que atraia suas vítimas, as algemava e então abusava sexualmente delas. Para abafar os gritos de suas vítimas, ele enchia suas bocas com uma meia ou cueca; e depois as matava puxando uma corda em suas gargantas. Gacy admitiu por vezes manter os cadáveres debaixo da cama ou no sótão durante várias horas antes de finalmente enterrá-los.

Perícia examinando embaixo das camas
No primeiro dia de escavação, encontraram dois corpos. Um dos corpos era o de John Butkovich que foi enterrado sob a garagem. O outro corpo foi encontrado no espaço de rastreamento. À medida em que os dias passavam, a contagem de corpos cresceu. Algumas das vítimas foram encontradas com suas roupas íntimas ainda no fundo de suas gargantas. Outras vítimas foram enterrados tão juntas que a polícia acredita que eles provavelmente foram mortos ou enterrados ao mesmo tempo. Gacy não confirmou à polícia se ele matou mais de uma pessoa em um dia. No entanto, o motivo que ele deu para eles serem enterrados tão juntos foi que ele precisava economizar espaço.


No dia 28 de dezembro, a polícia tinha removido um total de 27 corpos da casa de Gacy. Havia também um outro corpo encontrado semanas mais cedo; o cadáver nu de Frank Wayne "Dale" Landingin foi encontrado no rio Des Plaines. No momento da descoberta, a polícia ainda não estava ciente dos crimes horríveis de Gacy, e o caso ainda estava sob investigação. Mas, os investigadores encontraram a carteira de motorista do Landingin na casa de Gacy e conectaram ele ao assassinato do jovem. Landingin não foi a única vítima de Gacy a ser encontrada no rio.


Além disso, em 28 de dezembro, a polícia retirou do rio Des Plaines o corpo de James "Mojo" Mazzara, que ainda tinha cueca alojada em sua garganta. O legista disse que a cueca tinha causado Mazzara a sufocar.

Gacy disse à polícia que o motivo pelo qual ele eliminou os corpos no rio era porque ele estava com dores nas costas de tanto cavar as sepulturas. Mazzara foi vítima 29 de Gacy a ser encontrada, no entanto, não seria a última.





A Descoberta Continua

Até o final de fevereiro, a polícia ainda estavam desenterrando os corpos na propriedade de Gacy. Eles já haviam destruído a casa e não foram capazes de encontrar mais corpos no espaço de rastreamento. Tinham levado investigadores mais que o esperado para retomar a busca devido a tempestades de inverno que congelaram o chão e devido ao longo processo de obtenção de mandados de busca adequados. No entanto, eles acreditavam que ainda havia mais corpos a serem encontrados e eles estavam certos.


Enquanto operários estavam quebrando o concreto de pátio de Gacy, se depararam com outra descoberta horrível. Eles encontraram o corpo de um homem ainda em bom estado preservado no concreto. O homem usava um par de calças e um anel de casamento. Vítimas de Gacy não está incluído apenas meninos jovens ou supostos homossexuais, mas agora também se casou com homens. Na semana seguinte, outro corpo foi encontrado.
Corpo encontrado em melhor estado
O trigésimo primeiro corpo a ser encontrado ligado a Gacy estava no rio Illinois. Os investigadores foram capazes de descobrir a identidade do jovem por uma tatuagem "Tim Lee" em um de seus braços. Um amigo do pai da vítima reconheceu a tatuagem "Tim Lee" durante a leitura de um artigo de jornal sobre a descoberta de um corpo no rio. O nome da vítima era Timothy O'Rourke, que se dizia ser um grande fã de Bruce Lee. É possível que Gacy tinha se familiarizado com o jovem em um dos bares gays na Cidade Nova.

No entanto, um outro corpo foi encontrado na propriedade de Gacy na época que O'Rourke foi descoberto e retirado do rio. O corpo foi localizado sob a sala de recreação da casa de Gacy. Seria o último corpo a ser encontrado na propriedade de Gacy. Logo após a descoberta, a casa foi destruída e reduzida a escombros. Infelizmente, entre os 32 corpos que foram descobertos, o de Robert Piest ainda não tinha sido encontrado.


Finalmente, em abril de 1979, os restos mortais de Robert Piest foram descobertos no rio Illinois. Os ventos fortes devem ter desalojado o cadáver em Dresden Dam, onde acabou por ser descoberto. Relatórios de autópsia em Piest determinaram que ele havia sufocado devido a toalhas de papel que estavam em sua garganta. A família logo depois entrou com um processo de US $ 85 milhões, contra Gacy por assassinato, contra o Conselho de Liberdade Condicional, a Secretaria da Administração Penitenciária e o Departamento de Polícia de Chicago por negligência.

Os investigadores da polícia continuaram a corresponder os registros dentários com outras pistas para ajudar a identificar as restantes vítimas que foram encontradas na propriedade de Gacy. Todos, com exceção de nove das vítimas foram finalmente identificados. Embora a escavação tenha chegado ao fim, o julgamento de Gacy estava apenas começando.

Plantas desenhadas pela Polícia com a localização dos corpos




Julgamento

Na quarta-feira, 6 de fevereiro de 1980, o julgamento dos assassinatos de John Wayne Gacy começou no Condado de Cook Criminal Courts Building em Chicago, Illinois. Os membros do júri, que consistiam de cinco mulheres e sete homens, ouviram como o promotor Bob Egan falou sobre a vida de Robert Piest e sua morte horrível e como Gacy foi responsável pelo assassinato de 32 outros jovens. Egan disse a eles sobre a investigação de Gacy, a descoberta de corpos debaixo de sua casa e como as ações de Gacy foram premeditadas e racionais. Sullivan em seu livro Maiken, Killer Clown: Os assassinatos de John Wayne Gacy, "deixaram uma impressão deslumbrante sobre os jurados e os espectadores do tribunal, que estavam vendo alguns detalhes dos assassinatos de Gacy, pela primeira vez. "

A declaração de abertura de Egan foi seguida por um dos advogados de defesa de Gacy, Robert Motta, que opôs-se a declaração de Egan, alegando que as ações de Gacy eram de fato, irracionais e impulsivas, mas afirmando que ele era louco e não tinha o controle de sua conduta.

Se fosse considerado insano, Gacy ficaria em uma ala do sistema de saúde mental do Estado. Além disso, não havia limite de tempo para a prisão de uma pessoa e em muitos casos, eles são liberados quando considerados mentalmente estáveis o suficiente para voltar a sociedade. Isto é o que Robert Motta acreditava que era melhor para seu cliente. No entanto, uma alegação de insanidade é geralmente muito difícil de provar. 

Quando as declarações de abertura haviam sido concluídas, a acusação trouxe sua primeira testemunha a depor, Marko Butkovich o pai da vítima de Gacy, John Butkovich. Ele foi a primeira testemunha de muitos, que incluiu a família e os amigos das vítimas assassinadas. Algumas das testemunhas caíram em lágrimas, enquanto outros, infelizmente, contaram como foi o seu último adeus aos seus entes queridos.

Seguido dos amigos e familiares das vítimas, veio o testemunho daqueles que trabalharam para Gacy, e que sobreviveram aos encontros sexuais geralmente violentos com seu chefe. Alguns de seus ex-empregados falaram sobre as suas mudanças de humor e como ele os engava para algemá-los. O testemunho continuou nas semanas seguintes, incluindo o testemunho de amigos e vizinhos de Gacy, os policiais envolvidos na investigação e prisão de Gacy, e os psicólogos que disseram que Gacy estava são durante os assassinatos. Antes do Estado descansar, cerca de sessenta testemunhas foram chamadas para o banco.









2 comentários: